O Pensamento Computacional para o Desenvolvimento de Aprendizagens de Leitura e Pensamento Críticos no Ensino Fundamental: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3122

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, K12, Pensamento Crítico, Leitura

Resumo

De maneira a viabilizar que a próxima geração esteja pronta para ser agente de mudança, a comunidade internacional, os países e as sociedades devem desenvolver uma educação de qualidade, por isso a importância do Pensamento Computacional (PC) como uma habilidade que toda pessoa deve desenvolver. O objetivo deste trabalho é mapear os estudos, buscando evidências científicas, de como as tecnologias educacionais relacionadas ao Pensamento Computacional têm ajudado no desenvolvimento das habilidades e competências do século 21 e de que maneira têm sido apresentadas, desenvolvidas e/ou aplicadas aos alunos do Ensino Fundamental. Neste mapeamento foram identificados 2036 estudos, entretanto, 96 estudos foram identificados como relevantes e, após o filtro de questões de qualidade, foram selecionados 79 estudos. O presente trabalho destaca alguns resultados, dentre os quais, o uso e/ou criação de métodos ou ferramentas para a educação no Ensino Fundamental, deste modo, foi observada melhora na leitura, escrita, raciocínio lógico, alfabetização digital e Pensamento Crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agbo, F. J., Oyelere, S. S., Suhonen, J., & Adewumi, S. (2019, November). A systematic review of computational thinking approach for programming education in higher education institutions. In Proceedings of the 19th Koli Calling International Conference on Computing Education Research (pp. 1-10). [GS Search]

Almeida, Adrianne Veras de; Almeida, Adrielle Veras de; Araujo, Fabíola Pantoja, O. (2021) Formação Docente em Pensamento Computacional: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI). Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 348-357. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15926. [GS Search]

BNCC (2018) “Base Nacional Comum Curricular – BNCC” [Link]. junho/2022. MEC - Ministério da Educação e Cultura. Acesso em (23/08/2022).

Faria, Inglide Graciele de Flavian, Sebastiana de Lourdes Lopes; Guimarães, Maria Severina Batista Guimarães; Faleiro, Wender. A influência da contação de histórias na Educação Infantil. Revista Mediação. Pires do Rio – GO, v. 12, n. 1, p. 30-48, jan.- dez. 2017. Disponível em: [Link]. (Acesso em: 20 /07/2022). [GS Search]

Felizardo, K. R. Nakagawa, E. Y., Fabbri, S. C. P. F. Ferrari, F. C. (2017) “Revisão sistemática da literatura em Engenharia de Software: teoria e prática”. First edition. Elsevier.

Flicidade, J., & Schlickmann, M. S. P. Storytelling para desenvolver leitura e escrita: uma experiência desenvolvida durante a pandemia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano, 6, 96-135.

IBM: What is Machine Learning? Disponível em: [link] Acesso em (22/08/2022).

Ícaro, Dantas Silva. Nunes, Maria Augusta S N. Rodrigues, Ricardo Carvalho. Machado, Rita Pinheiro e Santos, Arlan Clécio. 2018. Almanaque para Popularização da Ciência da Computação (serie 6ed.). Vol. Volumes 7 ao 10-Mapeamento Sistemático. Sociedade Brasileira de Computação – SBC. 32 pág. [GS Search]

Jong, I de. Jeuring, J. (2020, November). Computational thinking interventions in higher education: A scoping literature review of interventions used to teach computational thinking. In Proceedings of the 20th koli calling international conference on computing education research (pp. 1-10). [GS Search]

Kules, B. (2016). Computational thinking is critical thinking: Connecting to university discourse, goals, and learning outcomes. Proceedings of the association for information science and technology, 53(1), 1-6. [GS Search]

Kitchenham, B., & Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering version 2.3. Engineering, 45(4ve), 1051.

MEC (2018) Português tem apenas 1,6% de aprendizagem adequada no Saeb. Disponível em: [Link] acesso em (15/07/2022).

OCDE (2021). Leitores do Século 21 - Desenvolvendo Habilidades de Alfabetização em um Mundo Digital. Disponível em: [Link]. Acesso em 10/05/2022.

Oliveira Glizt de. Rodrigues, Fabiana (2017). "O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." RENOTE 15.2. [GS Search]

Ortiz, dos S B Ortiz, Julia, e Roberto Pereira (2018). Um mapeamento sistemático sobre as iniciativas para promover o pensamento computacional. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE). Vol. 29. No. 1. [GS Search]

Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S. e Mattsson, M. (2008). “Systematic mapping studies in software engineering. In Proceedings of the international conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering”. p. 68-77. [GS Search]

RBIE (2022), Sobre a Revista: Disponível em: [Link] Acesso em 01/07/2022.

SBIE (2022). Disponível em: [Link] Acesso em 25/08/2022.

Silva, I. D., Nunes, M.A.S.N., Rodrigues, R.C., Machado, R.P. e Santos, A. C. (2018). “Almanaque para Popularização da Ciência da Computação" (série 6 ed.). Vol. 7 ao 10 - Mapeamento Sistemático. [Link]. maio/2022. SBC. [GS Search]

Silva, Iago Sinésio Ferris da; França, Rozelma Soares de; Falcão, Taciana Pontual (2021a). Um Mapeamento de Recursos para Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E). Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 41-50. [GS Search]

Silva, Masenildo Soares da; Oliveira, Ana Liz Souto. (2021b) O que o bê-á-bá tem em comum com os binários? Um Mapeamento Sistemático sobre Pensamento Computacional e Língua Portuguesa. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E). Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 196-205. [GS Search]

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. (2015). Disponível em: [Link] Acesso em 19/08/2022.

UNESCO Capacitar estudantes para sociedades justas Disponível em: [Link] Acesso em 09/07/2022.

UNICEF (1990). Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Disponível em: [Link] Acesso em 15/08/2022.

Wing, Jeannette M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM 49, 3 (March 2006), 33–35. DOI: 10.1145/1118178.1118215

Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-10

Como Citar

CATOJO, A. R. de S.; NUNES, M. A. S. N. O Pensamento Computacional para o Desenvolvimento de Aprendizagens de Leitura e Pensamento Críticos no Ensino Fundamental: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 135–156, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3122. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/3122. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos