Web Semântica e Educação Distância: Euforia, Frustração e Recomeço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3167

Palavras-chave:

Problemas da Educação a Distância, Educação à Distância, Sistemas Gerenciadores de Aprendizagem, Sistemas de Aprendizagem Adaptativos, Ontologias

Resumo

Nos anos 90, duas abordagens diferentes sobre educação a distância surgiram. A primeira visava criar sistemas capazes de se adaptar às características dos estudantes com base em teorias de aprendizagem e instrucionais, enquanto a segunda tinha como objetivo facilitar a criação e a gerência de cursos à distância, por meio da reutilização de materiais. As tecnologias existentes naquela época limitavam a criação de sistemas capazes de unir os benefícios alcançados pelos dois grupos porque os sistemas adaptativos eram limitados a um domínio de conhecimento específico, e quase tudo precisava ser recriado para ser usado em um domínio diferente. Por outro lado, sistemas capazes de trabalhar com diferentes assuntos não eram capazes de adaptar o conteúdo automaticamente para as necessidades dos estudantes. O surgimento da Web Semântica, assim como dos Objetos de Aprendizagem, levou os pesquisadores a desenvolverem projetos baseados nesta tecnologia para resolver o referido problema. Finalmente, cursos adaptativos e reutilizáveis baseados em teorias de aprendizagem poderiam ser desenvolvidos. Metadados para Objetos de Aprendizagem e outros padrões para educação a distância, assim como ontologias sobre diferentes domínios de conhecimento, modelagem do estudante e teorias de aprendizagem eram as ferramentas que faltavam para os pesquisadores resolver o problema. Apesar de muita pesquisa e diversas publicações realizadas naquele período, poucos resultados práticos foram observados, frustrando não apenas os estudantes, mas também os professores e demais profissionais vinculados à educação, ao perceberem que o nível de autonomia dos sistemas por eles almejado não tinha sido alcançado. Este artigo descreve a euforia gerada pela Web Semântica, problemas relacionados à engenharia de ontologias que levaram ao período de frustração, bem como o período atual, no qual a pesquisa foi retomada com objetivos menos ambiciosos. Por fim, algumas considerações sobre o futuro da educação baseada na Web Semântica são apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, J., Fechine, J., & Costa, E. (2015). Análise Comparativa de Abordagens de Associação entre os Estilos de Aprendizagem de Felder–Silverman e os Metadados do Padrão IEEE LOM [GS Search]. In Anais do IV Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação, (pp. 31-40). Porto Alegre: SBC. https://doi.org/10.5753/desafie.2015.10038.

Aldahwan, N. & Alsaeed, N. (2020). Use of Artificial Intelligent in Learning Management System (LMS): A Systematic Literature Review [GS Search]. International Journal of Computer Applications. 175(13), 16-26. https://doi.org/10.5120/ijca2020920611.

Alruqimi, M., & Aknin, N. (2019). Bridging the Gap between the Social and Semantic Web: Extracting domain-specific ontology from folksonomy [GS Search]. Journal of King Saud University – Computer and Information Sciences, 31, 15-21. https://doi.org/10.1016/j.jksuci.2017.10.005.

Amarasinghe, I., Hernández-Leo, D. & Jonsson, A. (2019). Data-informed design parameters for adaptive collaborative scripting in across-spaces learning situations [GS Search]. User Modeling and User-Adapted Interaction, 29, 869–892. https://doi.org/10.1007/s11257-019-09233-8.

Andrade, F. R. H., Pedro, L. Z., Lopes, A. M. Z., Bittencourt, I. I., & Isotani, S. (2013). Desafio do uso de Gamificação em Sistemas Tutores Inteligentes baseados em Web Semântica [GS Search]. In: Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. Maceió. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 1453 – 1462. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.3210.7040.

Anshari, M., Alas, Y., & Guan, L. S. (2015). Developing online learning resources: Big data, social networks, and cloud computing to support pervasive knowledge [GS Search]. Education and Information Technologies, 21, 1663–1677. https://doi.org/10.1007/s10639-015-9407-3.

Avgeriou, P., Papasalouros, A., Symeon, R., & Skordalakis, E. (2003). Towards a Pattern Language for Learning Management Systems [GS Search]. Educational Technology & Society, 6(2), 11-24.

Behr, A., Primo, T. & Vicari, R. (2014). OBAA-LEME: A Learning Object Metadata Content Editor supported by Application Profiles and Educational Metadata Ontologies [GS Search]. In: CBIE 2014 - Workshop Brasileiro de Web Semântica e Educação. Dourados. https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.455.

Berners-Lee, T. (2006). Linked Data. Retrieved from: [Link].

Berners-Lee, T., Hendler, J., & Lassila, O. (2001). The Semantic Web [GS Search]. Scientific American, 284(5), 29-37.

Berners-Lee, T. (1999). Weaving the Web. New York, NY: Orion Business.

Bezerra , S., M. Neto , F., Monteiro , B., Silva , S., Silva , P., & Costa, A. (2017). PUYW: Uma ontologia para o gerenciamento de perfis de aprendiz integrando YouTube e Wikipédia para apoiar um sistema de recomendação ubíqua de conteúdos [GS Search]. In Anais Estendidos do XXIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, (pp. 87-90). Porto Alegre: SBC.

Bittencourt, I. I, & Costa, E. (2011). Modelos e Ferramentas para a Construção de Sistemas Educacionais Adaptativos e Semânticos [GS Search]. Revista Brasileira de Informática na Educação, 19(1), 85. https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.01.85.

Bourdeau, J., Mizoguchi, R., Hayashi, Y., Psyche, V., Nkambou, R. (2007). When the Domain of the Ontology is Education [GS Search]. In: Proceedings of 4rth Annual Scientific Conference of the LORNET Research Network on Intelligent, Interactive, Learning Object Repository Networks (I2LOR07).

Brusilovsky, P. (2003). A Distributed Architecture for Adaptive and Intelligent Learning Management Systems [GS Search]. In: Proceedings of 11th International Conference on Artificial Intelligence in Education. Workshop Towards Intelligent Learning Management Systems (vol. 4). Sydney.

Brusilovsky, P. (2001). Adaptive Hypermedia [GS Search]. User Modelling and User-Adapted Interaction, 11(1-2), 87-110. https://doi.org/10.1023/A:1011143116306.

Brusilovsky, P. (1996). Methods and techniques of Adaptive Hypermedia. User Modelling and User-Adapted Interaction, 6(2-3), 87-129. https://doi.org/10.1007/BF00143964.

Cagle, K. (2018). Why 'Ontology' Will Be A Big Word In Your Company's Future. Forbes, Jul. 20. Retrieved from: [Link].

Cantabella, M., Martínez-España, R., Ayuso, B., Yáñez, J. A., Muñoz, A. (2019). Analysis of student behavior in learning management systems through a Big Data framework [GS Search]. Future Generation Computer Systems, 90, 262-272. https://doi.org/10.1016/j.future.2018.08.003.

Cardoso, J. (2007). The Semantic Web Vision: Where Are We? [GS Search]. IEEE Intelligent Systems, 22(5), 84-88. https://doi.org/10.1109/MIS.2007.4338499.

Challco, G., Mizoguchi, R., & Isotani, S. (2016). An Ontology Framework to Apply Gamification in CSCL Scenarios as Persuasive Technology [GS Search]. Revista Brasileira de Informática na Educação. 24 (67). https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.67.

Chen, X., Zou, D., Xie, H., Cheng, G., & Liu, C. (2022). Two Decades of Artificial Intelligence in Education: Contributors, Collaborations, Research Topics, Challenges, and Future Directions [GS Search]. Educational Technology & Society, 25 (1), 28-47.

Chu, K. K., & Lee, C. I. (2013). Ontology-Based Concept Map Assistant Learning System with Rule-Based Reasoning Mechanism [GS Search]. International Journal of e-Education, e-Business, e-Management and e-Learning, 3(3), 192-196. https://doi.org/10.7763/IJEEEE.2013.V3.221.

Denaux R., Dimitrova V., & Aroyo L. (2005) Integrating Open User Modeling and Learning Content Management for the Semantic Web [GS Search]. In: Ardissono L., Brna P., Mitrovic A. (eds) User Modeling 2005. UM 2005. Lecture Notes in Computer Science, vol 3538. Berlin: Springer. https://doi.org/10.1007/11527886_4.

Devedzic, V. (2016). Not Fade Away? [GS Search]. International Journal of Artificial Intelligence in Education (IJAIED), 26, 378–386. https://doi.org/10.1007/s40593-015-0051-2.

Devedzic, V. (2006). Semantic web and education. Berlin: Springer Berlin Heidelberg.

Devedzic, V. (2004a). Education and the semantic web [GS Search]. International Journal of Artificial Intelligence in Education (IJAIED), 14, 39–65.

Devedzic, V. (2004b). Web Intelligence and Artificial Intelligence in Education [GS Search]. Educational Technology & Society, 7(4), 29-39.

Etzioni, O., Banko, M., Soderland, S., & Weld, D. (2008). Open Information Extraction from the Web [GS Search]. Communications of the ACM, 51(12), 68-74. http://doi.acm.org/10.1145/1409360.1409378.

Gasevic, D., Zouaq, A., Torniai, C., Jovanovic, J., & Hatala, M. (2011). An Approach to Folksonomy-Based Ontology Maintenance for Learning Environments [GS Search]. IEEE Transactions on Learning Technologies, 4(4), 301-314. https://doi.org/10.1109/TLT.2011.21.

George, G., & Lal, A. M. (2019). Review of ontology-based recommender systems in e-learning [GS Search]. Computers & Education, 142. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2019.103642.

Gruber, T. R. A (1993). Translation Approach to Portable Ontology Specifications [GS Search]. Knowledge Acquisition. 5(2), 199-220. https://doi.org/10.1006/knac.1993.1008.

Hayashi, Y., Bourdeau, J., & Mizoguchi, R. (2009). Using Ontological Engineering to Organize Learning/Instructional Theories and Build a Theory-Aware Authoring System [GS Search]. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 19, 211-252.

Hendler, J., Berners-Lee, T., & Miller, E. (2002). Integrating Applications on the Semantic Web. Journal of the Institute of Electrical Engineers of Japan, 122(10), 676-680. Retrieved from: [Link].

Holohan, E., Melia, M., McMullen, D., & Pahl, C. (2005). Adaptive E-Learning Content Generation based on Semantic Web Technology [GS Search]. In: International Workshop on Applications of Semantic Web for e-Learning. Amsterdam.

Isotani, S., Mizoguchi, R., Isotani, S., Capeli, O. M., Isotani, N, Albuquerque, A. R. P. L., Bittencourt, I. I., & Jaques, P. (2013). A Semantic Web-based authoring tool to facilitate the planning of collaborative learning scenarios compliant with learning theories [GS Search]. Computers & Education, 63, 267-284. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.12.009.

Jevsikova, T., Berniukevicius, A., & Kurilovas, E. (2017). Application of Resource Description Framework to Personalise Learning: Systematic Review and Methodology [GS Search]. Informatics in Education, 16 (1), 61-82.

Khaled, A., Ouchani, S., & Chohra, C. (2019). Recommendations-based on semantic analysis of social networks in learning environments [GS Search]. Computers in Human Behavior, 101, 435–449. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.08.051.

Kurilovas, E., & Juskeviciene, A. (2015). Creation of Web 2.0 tools ontology to improve learning [GS Search]. Computers in Human Behavior, 51, 1380-1386. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.10.026.

Lee, L. K., Cheung, S. K. S., & Kwok, L. F. (2020). Learning analytics: current trends and innovative practices [GS Search]. Journal of Computers in Education. 7, 1–6. https://doi.org/10.1007/s40692-020-00155-8.

Long, P., & Siemens, G. (2011). Penetrating the fog: Analytics in learning and education [GS Search]. EDUCAUSE Review, 46(5), 31–40.

Lopes, M. F., Villalon, M. P., Suarez-Figueroa, M. C., & Gomez-Perez, A. (2018). Why are ontologies not reused across the same domain? [GS Search]. Web Semantics: Science, Services and Agents on the World Wide Web, 57, 100492. https://doi.org/10.1016/j.websem.2018.12.010.

Luna, V., Quintero, R., Torres, M., Moreno_Ibarra, M., Guzman, G., & Escamilla, I (2015). An ontology-based approach for representing the interaction process between user profile and its context for collaborative learning environments [GS Search]. Computers in Human Behavior, 51, 1387-1394. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.10.004.

Manola, F. and Miller, E. (2004). RDF Primer- W3C Recommendation. Retrieved from: [Link].

Melo Filho, I., Gomes, A., & Carvalho, R. (2014). Acompanhamento formativo no e-learning viabilizados pela integração entre Learning Management Systems e Personal Learning Environment [GS Search]. In Anais do III Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. Porto Alegre: SBC.

Moore, M. G. and Kearsley, G. (1996). Distance Education: a systems view. Belmont, CA: Wadsworth Publishing Company.

Mizoguchi, R., & Bourdeau, J. (2016). Using Ontological Engineering to Overcome AI-ED Problems: Contribution, Impact and Perspectives [GS Search]. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 26, 91– 106. https://doi.org/10.1007/s40593-015-0077-5.

Mizoguchi, R., & Bourdeau, J. (2000). Using Ontological Engineering to Overcome Commom AI-ED Problems [GS Search]. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 11(2), 107 – 121.

Murray, T. (1999). Authoring Intelligent Tutoring Systems: An Analysis of the State of the Art. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 10, 98-129.

Neuhaus, F., Florescu, E., Galton, A., & Gruninger, M. (2011). Creating the ontologists of the Future [GS Search]. Applied Ontology, 6, 91-98. https://doi.org/10.3233/AO-2011-0083.

Noy, N. F., Sintek, M., Decker, S., Crubezy, M., Fergerson, R. W., & Musen, M. A. (2001). Creating Semantic Web contents with Protege-2000 [GS Search]. IEEE Intelligent Systems, 16(2), 60-71. https://doi.org/10.1109/5254.920601.

Oliveira, P., Silva, P., & Ribeiro Neto, P. (2020). Ontologia dos Objetivos Educacionais [GS Search]. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 1183-1192). Porto Alegre: SBC. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1183.

O’Reilly, T. (2007). What Is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software [GS Search]. Comunications & Strategies, 65(1), 17-37.

Paulheim, H. (2017). Knowledge graph refinement: A survey of approaches and evaluation methods [GS Search]. Semantic web, 8(3), 489-508. https://doi.org/10.3233/SW-160218.

Pereira, M., & Siqueira, S. (2014). Levantamento Sistemático da utilização da Web Semântica para Ambientes Virtuais de Aprendizagem [GS Search]. In: CBIE 2014 - Workshop Brasileiro de Web Semântica e Educação. Dourados. https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.475.

Phiakoksong, S., Niwattnanakul, S., & Angskun, T. (2013). An Application of Structural Equation Modeling for Developing Good Teaching Characteristics Ontology [GS Search]. Informatics in Education, 12(2), 253–272.

Power, G., Davis, H. C., Cristea, A. I., Stewart, C., Ashman, H. (2005). Goal Oriented Personalisation with SCORM [GS Search]. In IEEE International Conference on Advanced Learning Tecnhnologies. https://doi.org/10.1109/ICALT.2005.162.

Publio, G., Pimentel, E., & Gomes, E. (2013). Desafios na Criação de Materiais Instrucionais Adaptativos e seu Uso em Ambientes Populares de E-Learning [GS Search]. In Anais do II Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação, (pp. 1377-1386). Porto Alegre: SBC.

Rabelo, T., Lama, M., Amorim, R., & Vidal, J. . (2015). Descrição semântica de experiência de aprendizagem baseada na especificação xAPI [GS Search].In Anaisdos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.538.

Rahayu, N. W., Ferdiana, R., & Kusumawardani, S. S. (2022). A Systematic review of ontology use in E-Learning recommender system [GS Search]. Computers and Education: Artificial Intelligence 2(100047). https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100047.

Reis, R., Rodriguez, C., Lyra, K., & Isotani, S. (2017). Estrutura Ontológica para representar Papéis Colaborativos Afetivos em ambientes CSCL [GS Search]. Revista Brasileira de Informática na Educação. 25 (87). https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.02.87.

Reis, R., Rodriguez, C., Challco, G., Lyra, K., Marques, L., Jaques, P., Bittencourt, I., & Isotani, S. (2016). Step Towards a Model to Bridge the Gap between Personality Traits and Collaborative Learning Roles [GS Search]. Interaction Design and Architecture(s) Journal. 28. 124-144. https://doi.org/10.55612/s-5002-028-007.

Reis, R., Rodriguez, C., Challco, G., Jaques, P., Bittencourt, I., & Isotani, S. (2015). Relação entre os Estados Afetivos e as Teorias de Aprendizagem na Formação de Grupos em Ambientes CSCL [GS Search]. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Maceió. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1012.

Rezende, P. A. A. et al. (2015). PERSONNA: proposta de ontologia de contexto e perfil de alunos para recomendação de objetos de aprendizagem [GS Search]. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23 (1), 70. https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.70.

Sanches, L. M. P., Costa, L. A., Souza, M. V. S., Salvador, L. N. (2019). Anotações de relações semânticas em Objetos de Aprendizagem com o paradigma Open IE* [GS Search]. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1701.

Santos, S. E. de, Winkler, I., Saba, H., Araújo, M. L, & Jorge, E. (2021). Inteligência artificial em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: Uma proposta de modelo [GS Search]. Research, Society and Development. 10 (4). https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13855.

Schoening, J. R. (1998). Education reform and its needs for technical standards [GS Search]. Computer Standards & Interfaces, 20(2-3), 159-164. https://doi.org/10.1016/S0920-5489(98)00052-X.

Self, J. (1999). The defining characteristics of intelligent tutoring systems research: ITSs care, precisely [GS Search]. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 10, 350-364.

Shah, N. K. (2012). E-Learning and Semantic Web [GS Search]. International Journal of e-Education, e-Business, e-Management and e-Learning, 2(2), 113-116.

Shukla, V. K., & Verma, A. (2019). Enhancing LMS Experience through AIML Base and Retrieval Base Chatbot using R Language

[GS Search]. In: International Conference on Automation, Computational and Technology Management (ICACTM), London, UK, 561-567. https://doi.org/10.1109/ICACTM.2019.8776684.

Silveira, P., Aragón, R., Cury, D., & Menezes, C. (2021). Uma ontologia de referência para arquiteturas pedagógicas [GS Search]. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 24-34). Porto Alegre: SBC. https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218200.

Simic, G., Gasevic, D. & Devedzic, V. (2004). Semantic Web and Intelligent Learning Management Systems [GS Search]. In: International Workshop on Applications of Semantic Web for e-Learning. New York.

Sivakumar, S., Venkataraman, S., & Gombiro, C. (2015). A User-Intelligent Adaptive Learning Model for Learning Management System Using Data Mining And Artificial Intelligence [GS Search]. International Journal for Innovative Research in Science & Technology, 10.

Smith, B. et al. (2007). The OBO Foundry: coordinated evolution of ontologies to support biomedical data integration [GS Search]. Nature Biotechnology, 25, 1251-1255. https://doi.org/10.1038/nbt1346.

Smith, M. K., Welty, C. and McGuinness, D. L. (2004). OWL Web Ontology Language Guide - W3C Recommendation. Retrieved from: [Link].

Tarus, J.K., Niu, Z. & Mustafa, G. (2018). Knowledge-based recommendation: a review of ontology-based recommender systems for e-learning [GS Search]. Artificial Intelligence Review, 50, 21–48. https://doi.org/10.1007/s10462-017-9539-5.

Vicari, R. M., & Giraffa, L. M. M. (2003). Fundamentos dos Sistemas Tutores Inteligentes. In: Barone, D. (Ed.), Sociedades Artificiais: A Nova Fronteira da Inteligência das Máquinas. Porto Alegre, RS: Artmed.

Wang, S., Wang, W., Zhuang, Y., Fei, X. (2015). An ontology evolution method based on folksonomy [GS Search]. Journal of Applied Research and Technology, 13, 177-187.

Yehia, H., Ayman, E., & Elsalam, M. A. (2012). Integrated Framework for Applying Personal Ontology Learning Style [GS Search]. International Journal of e-Education, e-Business, e-Management and e-Learning, 2(6), 534-536.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-02-25

Como Citar

CASTELLO BRANCO NETO, W. Web Semântica e Educação Distância: Euforia, Frustração e Recomeço. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 75–97, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3167. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/3167. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos