Revisão sistemática da literatura sobre o impacto do Ensino Híbrido na promoção do engajamento e autonomia dos estudantes: descobertas e recomendações

Autores

  • Franciely Pereira Moreira Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Uberaba https://orcid.org/0000-0001-5165-132X
  • Danielli Araújo Lima Laboratório de Inteligência Computacional e Robótica (LICRo), Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Patrocínio https://orcid.org/0000-0003-0324-6690

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3284

Palavras-chave:

Revisão sistemática da literatura, Ensino híbrido, Engajamento e autonomia discente, Recomendações a professores, Metodologias ativas

Resumo

A educação tem se transformado devido a inserção das Tecnologias de comunicação e informação (TIC) dentro do ambiente escolar. Dentre as metodologias utilizadas por educadores tem sido o Ensino Híbrido que possibilita uma maior flexibilidade, autonomia e engajamento dos discentes. Este artigo apresenta o resultado de uma revisão da literatura no intuito de entender melhor como a aplicação do Ensino Híbrido pode contribuir para a autonomia e engajamento dos alunos, assim como se ela produz um aprendizado mais significativo para os estudantes. Em nossa pesquisa, foram avaliados 21 artigos publicados na última década, sendo 50% publicados no ano de 2022, 30% dos artigos foram publicados em 2021 e 20% foram publicados entre os anos de 2015 a 2020, o que nos possibilitou uma visão crítica mais recente da literatura. Os autores de forma geral avaliaram o uso do Ensino Híbrido de forma positiva em relação ao engajamento, autonomia e aprendizagem mais significativa dos estudantes. Os estudos demonstraram que a inclusão da tecnologia em sala de aula, tais como, Moodle, Teams, Zoom, Kahhot e Canvas, podem melhorar a interação professor-aluno. Adicionalmente, a construção de cenários envolventes de aprendizagem, o suporte e a interação com os alunos e o incentivo à realização de atividades semanais foram fatores cruciais para o sucesso no ensino híbrido. No entanto, a revisão também revelou limitações como um número limitado de estudos de países da América do Sul e falta de padronização na definição de ensino híbrido. As descobertas permitiram que fosse criado um guia com recomendações para professores quanto ao uso do ensino híbrido, e sugerem que o ensino híbrido tem o potencial de melhorar o envolvimento e a autonomia do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abdul Rahim, R., Kalaichelven, J., & Ibrahim, R. (2022). Measuring User Experience of Blended Learning Application: A Case Study of Higher Education. 2022 13th International Conference on E-Education, E-Business, E-Management, and E-Learning (IC4E), 274–279. https://doi.org/10.1145/3514262.3514284. [GS Search].

Adams, D., Tan, M. H. J., & Sumintono, B. (2020). Students’ readiness for blended learning in a leading Malaysian private higher education institution. Interactive Technology and Smart Education, 18(4), 515–534. https://doi.org/10.1108/ITSE-03-2020-0032. [GS Search].

Agustina, M., & Purnawarman, P. (2020). Investigating learners’ satisfaction utilizing google classroom as online formative feedback tool. 2020 6th International conference on education and technology (ICET), 26–31. https://doi.org/10.1109/ICET51153.2020.9276616. [GS Search].

Ahlin, E. M. (2020). A mixed-methods evaluation of a hybrid course modality to increase student engagement and mastery of course content in undergraduate research methods classes. Journal of Criminal Justice Education, 32(1), 22–41. https://doi.org/10.1080/10511253. [GS Search].

Ahmed, A., Amin, S. B., McCarthy, G., Khan, A. M., & Nepal, R. (2022). Is blended learning the future of education? Students perspective using discrete choice experiment analysis. Journal of University Teaching & Learning Practice, 19(3), 06. [GS Search].

Argyriou, P., Benamar, K., & Nikolajeva, M. (2022). What to Blend? Exploring the relationship between student engagement and academic achievement via a blended learning approach. Psychology Learning & Teaching, 21(2), 126–137. [GS Search].

Avramenko, B. V., Buzdugan, O. A., Myrkovich, I. L., Oskina, N. O., & Stryga, E. (2021). Organization of Individual Work of Students in Blended Learning of Foreign Languages at Higher Educational Institutions. REVISTA GEINTEC-GESTAO INOVACAO E TECNOLOGIAS, 11(3), 930–944. [GS Search].

Bacich, L., Neto, A. T., & de Mello Trevisani, F. (2015). Ensino hıbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora. [GS Search].

Benítez-Sillero, J. d. D., Corredor-Corredor, D., Córdoba-Alcaide, F., & Calmaestra, J. (2021). Intervention programme to prevent bullying in adolescents in physical education classes (PREBULLPE): a quasi-experimental study. Physical Education and Sport Pedagogy, 26(1), 36–50. https://doi.org/10.1080/17408989.2020.1799968. [GS Search].

Chen, J. (2022). Effectiveness of blended learning to develop learner autonomy in a Chinese university translation course. Education and Information Technologies, 27(9), 12337–12361. https://doi.org/10.1007/s10639-022-11125-1. [GS Search].

Chua, K., & Islam, M. (2021). The hybrid Project-Based Learning–Flipped Classroom: A design project module redesigned to foster learning and engagement. International Journal of Mechanical Engineering Education, 49(4), 289–315. https://doi.org/10.1177/0306419019838335. [GS Search].

Cui, Y., Zhao, G., & Zhang, D. (2022). Improving students’ inquiry learning in web-based environments by providing structure: Does the teacher matter or platform matter? British Journal of Educational Technology, 53(4), 1049–1068. https://doi.org/10.1111/bjet.13184. [GS Search].

Darmawan, I., Wirastuti, N., Nilakusmawati, D., Raharja, M., et al. (2021). The effectiveness of the blended learning approach in algorithm and programming courses. Journal of Physics: Conference Series, 1722(1), 012104. [GS Search].

de Brito Lima, F., Lautert, S. L., & Gomes, A. S. (2022). Learner behaviors associated with uses of resources and learning pathways in blended learning scenarios. Computers & Education, 191, 104625. https://doi.org/10.1186/s12909-022-03676-1. [GS Search].

de Freitas Vieira, M., & da Silva, C. M. S. (2020). A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 1013–1031. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1013.

de Oliveira Alves, M., Medeiros, F. P. A., & Melo, L. B. (2020). Levantamento do Estado da Arte sobre Aprendizagem baseada em Problemas na Educação a Distância e Híbrida. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 61–71. https://doi.org/10.5753/ cbie.sbie.2020.61.

Dörnyei, Z., & Muir, C. (2019). Creating a motivating classroom environment. Second handbook of English language teaching, 719–736. https://doi.org/10.1007/978-3-030-02899-2_36. [GS Search].

Etom, R., Pabatang Jr, O., Dapanas, K., Consolacion, R., Iniego, J., Jumao-as, A., Pabua, A., & Tee, K. (2021). The use of elearning tools in blended learning approach on students’ engagement and performance. Journal of Physics: Conference Series, 1835(1), 012075. GS Search. [GS Search].

Fabbri, S., Silva, C., Hernandes, E., Octaviano, F., Di Thommazo, A., & Belgamo, A. (2016). Improvements in the StArt tool to better support the systematic review process. Proceedings of the 20th international conference on evaluation and assessment in software engineering, 1–5. [GS Search].

Fabbri, S. C., Hernandes, E. M., Di Thommazo, A., Belgamo, A., Zamboni, A., & Silva, C. (2012). Managing Literature Reviews Information through Visualization. ICEIS (2), 36–45. https: //doi.org/10.5220/0004004000360045. [GS Search].

Fola-Adebayo, T. J. (2019). Perceptions of undergraduates on the relationship between exposure to blended learning and online critical literacy skills. Reading & Writing-Journal of the Reading Association of South Africa, 10(1), 1–9. [GS Search].

Galvão, T. F., Pansani, T. d. S. A., & Harrad, D. (2015). Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e serviços de saúde, 24, 335–342. [GS Search].

Gede Sudirtha, I., Wayan Widiana, I., Setemen, K., Sukerti, N. W., Widiartini, N. K., & Santiyadnya, N. (2022). The Impact of Blended Learning Assisted with Self-Assessment toward Learner Autonomy and Creative Thinking Skills. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 17(6). [GS Search].

Hernandes, E., Zamboni, A., Fabbri, S., & Thommazo, A. D. (2012). Using GQM and TAM to evaluate StArt-a tool that supports Systematic Review. CLEI Electronic Journal, 15(1), 3–3. [GS Search].

Indriyanti, N., Yamtinah, S., & Muawiyah, D. (2020). An Inquiry into Students’ Metacognition and Learning Achievement in a Blended Learning Design. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 15(21), 77–88. [GS Search].

Kandlhofer, M., & Steinbauer, G. (2016). Evaluating the impact of educational robotics on pupils’ technical-and social-skills and science related attitudes. Robotics and Autonomous Systems, 75, 679–685. https://doi.org/10.1016/j.robot.2015.09.007. [GS Search].

Kitchenham, B., Brereton, O. P., Budgen, D., Turner, M., Bailey, J., & Linkman, S. (2009). Systematic literature reviews in software engineering–a systematic literature review. Information and software technology, 51(1), 7–15.https://doi.org/10.1016/j.infsof.2008.09.009. [GS Search].

Kundu, A., Bej, T., & Rice, M. (2021). Time to engage: Implementing math and literacy blended learning routines in an Indian elementary classroom. Education and Information Technologies, 26(1), 1201–1220. [GS Search].

Lima, D. A., Zati, A. F., & Silva, E. C. (2017). Análise de dados no google classroom para auxiliar na diminuiçao do distanciamento transacional nas disciplinas da área de lnformática. TISE Conferência Internacional sobre Informática na Educaçao, 468–473. [GS Search].

Lima, D. A., & Isotani, S. (2022). Systematic map and review of Google Classroom usage during the Covid-19 pandemic: an analysis by data clustering approach. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30, 20–49. https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2204. [GS Search].

MacDonald, J. (2017). Blended learning and online tutoring: Planning learner support and activity design. Routledge. [GS Search].

Moran, J. (2015). Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 27–45. [GS Search].

Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 02–25. [GS Search].

Phelps, C., & Moro, C. (2022). Using live interactive polling to enable hands-on learning for both face-to-face and online students within hybrid-delivered courses. Journal of University Teaching & Learning Practice, 19(3), 08. [GS Search].

Roseth, C., Akcaoglu, M., & Zellner, A. (2013). Blending synchronous face-to-face and computersupported cooperative learning in a hybrid doctoral seminar. https://doi.org/10.1007/s11528-013-0663-z. [GS Search].

Sarıtepeci, M., & Çakır, H. (2015). The Effect of Blended Learning Environments on Student Motivation and Student Engagement: A Study on Social Studies Course. Education & Science/Egitim ve Bilim, 40(177). [GS Search].

Sendacz, N., Isotani, S., & Lima, D. A. (2023). Literature review on technologies and games that motivated people to practice physical activity during the pandemic. RENOTE, 20(2), 280–289. https://doi.org/10.22456/1679-1916.129183. [GS Search].

Serrano, D. R., Dea-Ayuela, M. A., Gonzalez-Burgos, E., Serrano-Gil, A., & Lalatsa, A. (2019). Technology-enhanced learning in higher education: How to enhance student engagement through blended learning. European Journal of Education, 54(2), 273–286. ed.1233. [GS Search].

Shen, J., Qi, H., Chen, Y., Mei, R., Sun, C., & Wang, Z. (2022). Incorporating modified team-based learning into a flipped basic medical laboratory course: impact on student performance and perceptions. BMC Medical Education, 22(1), 1–9. https://doi.org/10.1186/s12909-022-03676-1. [GS Search].

Soares, E. A., & Vieira, F. M. S. (2021). Espaços de Convivência Híbridos: Possibilidades para a Compreensão Leitora de Infográficos. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 563–575. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.563. [GS Search].

Struyf, A., De Loof, H., Boeve-de Pauw, J., & Van Petegem, P. (2019). Students’ engagement in different STEM learning environments: integrated STEM education as promising practice? International Journal of Science Education, 41(10), 1387–1407. https://doi.org/10.1080/09500693.2019.1607983. [GS Search].

Syafril, S., Latifah, S., Engkizar, E., Damri, D., Asril, Z., Yaumas, N. E., et al. (2021). Hybrid learning on problem-solving abiities in physics learning: A literature review. Journal of Physics: Conference Series, 1796(1), 012021. https://doi.org/10.1080/09500693.2019.1607983. [GS Search].

Uz Bilgin, C., & Gul, A. (2020). Investigating the effectiveness of gamification on group cohesion, attitude, and academic achievement in collaborative learning environments. TechTrends, 64(1), 124–136. https://doi.org/10.1007/s11423-013-9289-2. [GS Search].

Valente, J. A. (2015). O ensino híbrido veio para ficar. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 13–17. [GS Search].

Wong, R. (2022). Basis psychological needs of students in blended learning. Interactive Learning Environments, 30(6), 984–998. https://doi.org/10.1080/10494820.2019.1703010. [GS Search].

Yang, C. C., & Ogata, H. (2022). Personalized learning analytics intervention approach for enhancing student learning achievement and behavioral engagement in blended learning. Education and Information Technologies, 1–20. https://doi.org/10.1007/s10639-022-11291-2. [GS Search].

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-20

Como Citar

MOREIRA, F. P.; ARAÚJO LIMA, D. Revisão sistemática da literatura sobre o impacto do Ensino Híbrido na promoção do engajamento e autonomia dos estudantes: descobertas e recomendações. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 242–269, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3284. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/3284. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos