Uma Abordagem para Recomendação Personalizada de Materiais Educacionais por meio de Filtragem Baseada em Conteúdo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3292

Palavras-chave:

Sistemas Adaptativos, Recomendação, Aprendizagem Personalizada

Resumo

A área de Sistemas Adaptativos e Inteligentes para a Educação está em constante evolução e visa criar ambientes de aprendizagem personalizados através da aplicação de tecnologias recentes, incluindo técnicas de Inteligência Artificial, combinadas com teorias pedagógicas. Este trabalho visa contribuir para a área de IA aplicada à educação, utilizando uma abordagem que combina tecnologias de Web Semântica e um algoritmo bioinspirado para realização recomendação personalizada de objetos de aprendizagem por meio de filtragem baseada em conteúdo. Em contraste com outras abordagens, este estudo combina repositórios de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) com materiais disponíveis na Web (YouTube e Wikipedia) para fornecer recursos educacionais em formatos diversos sobre um determinado tópico. Os materiais da Web são recuperados e estruturados como objetos de aprendizagem. A abordagem foi testada no Classroom eXperience (CX) e também foi criado um recurso de extensão para o Moodle. Experimentos foram realizados para testar a abordagem. Um dos experimentos objetivou analisar a opinião dos estudantes em relação à recomendação personalizada. Os estudantes avaliaram positivamente a recomendação que considerou o nível de conhecimento e ofereceu materiais adicionais sobre o tema. Outro experimento considerou três processos de recomendação diferentes para observar as preferências dos estudantes. As recomendações consideraram o uso e não uso de estilos de aprendizagem no processo. A média geral da avaliação foi relativamente melhor desconsiderando o uso dos estilos de aprendizagem, mas não houve significância estatística.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-11

Como Citar

PEREIRA JÚNIOR, C. X.; ARAÚJO, R. D.; DORÇA, F. A. Uma Abordagem para Recomendação Personalizada de Materiais Educacionais por meio de Filtragem Baseada em Conteúdo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 731–758, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3292. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/3292. Acesso em: 29 abr. 2024.

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