O uso da Cultura Maker nas práticas de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3294

Palavras-chave:

Cultura Maker, Leitura e Escrita, Alfabetização, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Língua Portuguesa, Revisão Sistemática

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que tem como objetivo identificar a existência de estudos que utilizam a Cultura Maker como proposta para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso foi utilizada a estratégia PICOC e a formulação de cinco questões de pesquisa relacionadas ao contexto da RSL. A RSL foi baseada no protocolo proposto por Kitchenham e na metodologia PRISMA, partindo de um total de 1271 artigos encontrados nas bases (30 selecionados e 6 analisados): CEIE, Scopus, IEEE, ACM DL e ScienceDirect. Os resultados apontam que existe uma carência de estudos que evidenciam a utilização da Cultura Maker no contexto citado. Porém, destaca-se o fato de que, apesar de a maioria dos estudos analisados não apresentarem a Cultura Maker como tema primário, os artigos apontam que as práticas de leitura e escrita estão sendo desenvolvidas e relacionadas ao trabalho com o pensamento computacional, criação de histórias digitais, Game Design, robótica e Inteligência Artificial, áreas que também proporcionam uma aprendizagem baseada no fazer e centrada no aluno.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-02-26

Como Citar

SOUSA, M. M. L. de; GOMES, A. V. O uso da Cultura Maker nas práticas de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 98–119, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3294. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/3294. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

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