A utilização de Metodologias Ativas com suporte de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics para a mitigação da evasão em EaD: um mapeamento sistemático da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3594

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Mineração de Dados Educacionais, Learning Analytics, Evasão, Educação a Distância

Resumo

Apesar da ampla adoção da Educação a Distância (EaD), os altos índices de evasão são motivos de preocupação de professores e gestores institucionais. Existem iniciativas para mitigação dessa situação, como a aplicação de técnicas de Mineração de Dados Educacionais (MDE) e Learning Analytics (LA) para a identificação de alunos propensos a essa situação. No entanto, embora efetivos nessa tarefa, carecem de mecanismos para a motivação dos estudantes e intervenção pedagógica dos professores, já que não apresentam propostas metodológicas para incentivar a aprendizagem dos identificados com risco de evadir, mitigando essa possibilidade. A utilização de Metodologias Ativas após a identificação dos alunos através das técnicas de MDE e LA pode constituir um mecanismo efetivo de prevenção da evasão na EaD, ampliando o potencial de engajamento e colaboração entre os alunos. Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura com o objetivo de identificar as técnicas mais utilizadas de MDE e LA no contexto de evasão. Além disso, identificar a aplicação de Metodologias Ativas para mitigar a possibilidade de evadir nos cursos ofertados na Educação a Distância. Avaliamos 1103 artigos publicados no período de janeiro de 2015 a março de 2023. Os resultados indicam uma crescente aplicação de MDE e LA para identificar e mitigar a evasão de alunos na EaD. Entretanto, estudos com a utilização da estratégia pedagógica das Metodologias Ativas para minimizar esse problema e potencializar a permanência dos alunos são escassos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acosta, O. C.; Reategui, E. B. & Behar, P. A. (2018). Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos. Revista Brasileira de Informática na Educação, 26(1), 91-111. doi: 10.5753/rbie.2018.26.01.91 [GS Search]

Adnan, M.; Uddin, M. I.; Khan, E.; Alharithi, F. S.; Amin, S. & Alzahrani, A. A. (2022). Earliest Possible Global and Local Interpretation of Students Performance in Virtual Learning Environment by Leveraging Explainable AI. IEEE Access, 10, 129843-129864. doi: 10.1109/ACCESS.2022.3227072 [GS Search]

Aldowah, H.; Al-Samarraie, H. & Fauzy, W. M. (2019). Educational data mining and learning analytics for 21st century higher education: A review and synthesis. Telematics and Informatics, 37, 13-49. doi: 10.1016/j.tele.2019.01.007 [GS Search]

Almeida, C. M. M.; Scheunemann, C. M. B.; Santos, M. J. & Lopes, P. T. C. (2019). Propostas de metodologias ativas utilizando Tecnologias Digitais e ferramentas metacognitivas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Revista Paradigma, 40, 204-220. [GS Search]

Almeida Neto, F. A. & Castro, A. (2015). Elicited and mined rules for dropout prevention in online courses. IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE. doi: 10.1109/FIE.2015.7344048 [GS Search]

Alves, M. O.; Medeiros, F. P. A.; Melo, L. B.; Barbosa, A. S. R. & Brito, M. L. Q. (2020b). Systematic Literature Review on the adoption of the Problem Based Learning methodology in Distance Education. Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 1-4. IEEE. doi: 10.23919/CISTI49556.2020.9141089 [GS Search]

Araújo, I. S. & Mazur, E. (2013). Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(2), 362-384. doi: 10.5007/2175-7941.2013v30n2p362 [GS Search]

Baker, R. & Yacef, K. (2009). The state of educational data mining in 2009: a review and future visions. Journal of Educational Data Mining (JEDM), 1(1), 3-17. doi: 10.5281/zenodo.3554657 [GS Search]

Baker, R.; Isotani, S. & Carvalho, A. (2011). Mineração de Dados Educacionais: Oportunidades para o Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 19(2), 3-13. doi: 10.5753/rbie.2011.19.02.03 [GS Search]

Bergmann, J. & Sams, A. (2016). Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. LTC. [GS Search]

Borrella, I.; Caballero-Caballero, S. & Ponce-Cueto, E. (2019). Predict and Intervene: Addressing the Dropout Problem in a MOOC-based Program. ACM Conference on Learning, 1-9. ACM. doi: 10.1145/3330430.3333634 [GS Search]

Brandão, I. V.; da Costa, J. P. C. L.; Santos, G. A.; Praciano, B. J. G.; D. Junior, F. C. M. & S. Junior, R. T. (2019). Classification and predictive analysis of educational data to improve the quality of distance learning courses. Workshop on Communication Networks and Power Systems (WCNPS). IEEE. doi: 10.1109/WCNPS.2019.8896312 [GS Search]

Brito, M.; Medeiros, F. & Bezerra, E. P. (2019a). An Infographics-based Tool for Monitoring Dropout Risk on Distance Learning in Higher Education. International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training (ITHET). IEEE. doi: 10.1109/ITHET46829.2019.8937361 [GS Search]

Brito, M. T. S. (2019b). Um plugin do tipo report para a identificação do risco de evasão na educação superior a distância que usa técnicas de visualização de dados. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Informática, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. [GS Search]

Cambruzzi, W.; Rigo, S. J. & Barbosa, J. L. V. (2015). Dropout Prediction and Reduction in Distance Education Courses with the Learning Analytics Multitrail Approach. Journal of Universal Computer Science, 21(1), 23-47. [GS Search]

Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2020. Censo EAD.BR: Analytic Report of Distance Learning in Brazil 2020 [livro eletrônico]/[organização ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Camila Rosa (tradutória). Curitiba: InterSaberes, 2022. [GS Search]

Chandrasekaran, D.; Thirunavukkarasu, G. S. & Littlefair , G. (2016). Collaborative Learning Experience of Students in Distance Education. International Symposium on Project Approaches in Engineering Education and Active Learning in Engineering Education Workshop, 90-99. [GS Search]

Chen, Y. & Zhang, M. (2017). MOOC Student Dropout: Pattern and Prevention. ACM Turing 50th Celebration Conference, 1-6. ACM. doi: 10.1145/3063955.3063959 [GS Search]

Cobos, R. & Olmos, L. (2019). A Learning Analytics Tool for Predictive Modeling of Dropout and Certificate Acquisition on MOOCs for Professional Learning. IEEE International Conference on Industrial Engineering and Engineering Management (IEEM), 1533-1537. IEEE. doi: 10.1109/IEEM.2018.8607541 [GS Search]

Correia, C. F & Pimentel, E. P. (2011). Mineração de dados na formação de turmas para a recuperação paralela na Educação Básica. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 172–175. doi: 10.5753/cbie.sbie.2011.%25p [GS Search]

Esteban, A.; Romero, C. & Zafra, A. (2021). Assignments as Influential Factor to Improve the Prediction of Student Performance in Online Courses. Applied Sciences, 11(21), 10145. doi: 10.3390/app112110145 [GS Search]

Feldman-Maggor, Y.; Blonder, R. & Tuvi-Arad, I. (2022). Let them choose: Optional assignments and online learning patterns as predictors of success in online general chemistry courses. The Internet and Higher Education, 55, 100867. Elsevier. doi: 10.1016/j.iheduc.2022.100867 [GS Search]

Fonseca, S. M. & Mattar, J. (2017). Metodologias ativas aplicadas à educação a distância: revisão de literatura. Revista EDAPECI: educação a distância e práticas educativas comunicacionais e interculturais, 17(2), 185-197. doi: 10.29276/redapeci.2017.17.26509.185-197 [GS Search]

Godinez, C. & Lomibao, L. (2022). A Gaussian-Bernoulli Mixed Naïve Bayes Approach to Predict Students' Academic Procrastination Tendencies in Online Mathematics Learning. American Journal of Educational Research, 10(4), 223-232. doi: 10.12691/education-10-4-10 [GS Search]

Goel, Y. & Goyal, R. (2020). On the Effectiveness of Self-Training in MOOC Dropout Prediction. Open Computer Science, 10, 246-258. doi: 10.1515/comp-2020-0153 [GS Search]

Heidrich, L.; Barbosa, J. L. Victória; Cambruzzi, W.; Rigo, S. J.; Martins, M. G. & Santos, R. B. S. (2018). Diagnosis of learner dropout based on learning styles for online distance learning. Telematics and Informatics, 35(6), 1593-1606. Elsevier. doi: 10.1016/j.tele.2018.04.007 [GS Search]

Hoffmann, A. T.; Jacques, J. J.; Silva, T. L. K. & Silva, R. P. (2020). Revisão sistemática da literatura: metodologias ativas de ensino-aprendizagem e sua utilização nos cursos de design, engenharia e arquitetura. Design em Pesquisa, 34-54. Marca visual. [GS Search]

Imran, A. S.; Dalipi, F. & Kastrati, Z. (2019). Predicting Student Dropout in a MOOC: An Evaluation of a Deep Neural Network Model. International Conference on Computing and Artificial Intelligence, 190-195. ACM. doi: 10.1145/3330482.3330514 [GS Search]

Isidro, C.; Carro, R. M. & Ortigosa, A. (2018). Dropout Detection in MOOCs: An Exploratory Analysis. International Symposium on Computers in Education (SIIE). IEEE. doi: 10.1109/SIIE.2018.8586748 [GS Search]

Islam, O.; Siddiqui, M. & Aljohani, N. R. (2020). Identifying Online Profiles of Distance Learning Students Using Data Mining Techniques. International Conference on Digital Technology in Education (ICDTE), 115-120. ACM. doi: 10.1145/3369199.3369249 [GS Search]

Kang, K. & Wang, S. (2018). Analyze and Predict Student Dropout from Online Programs. International Conference on Compute and Data Analysis, 6-12. ACM. doi: 10.1145/3193077.3193090 [GS Search]

Karlos, S.; Kostopoulos, G. & Kotsiantis, S. (2020). Predicting and Interpreting Students’ Grades in Distance Higher Education through a Semi-Regression Method. Applied Sciences, 10(23), 8413. doi: 10.3390/app10238413 [GS Search]

Kostopoulos, G.; Karlos, S. & Kotsiantis, S. (2019a). Multiview Learning for Early Prognosis of Academic Performance: A Case Study. IEEE Transactions on Learning Technologies, 12(2), 212-224. doi: 10.1109/TLT.2019.2911581 [GS Search]

Kostopoulos, G.; Kotsiantis, S.; Fazakis, N.; Koutsonikos, G. & Pierrakeas, C. (2019b). A Semi-Supervised Regression Algorithm for Grade Prediction of Students in Distance Learning Courses. International Journal on Artificial Intelligence Tools, 28, 1-19. doi: 10.1142/S0218213019400013 [GS Search]

Kostopoulos, G.; Kotsiantis, S.; Pierrakeas, C.; Koutsonikos, G. & Gravvanis, G.A. (2018a). Forecasting students’ success in an open university. International Journal Learning Technology, 13, 26-43. doi: 10.1504/IJLT.2018.091630 [GS Search]

Kostopoulos, G.; Kotsiantis, S. & Pintelas, P. (2015). Estimating student dropout in distance higher education using semi-supervised techniques. Panhellenic Conference on Informatics (PCI 2015), 38-43. doi: 10.1145/2801948.2802013 [GS Search]

Kostopoulos, G.; Kotsiantis, S.; Ragos, O. & Grapsa, T.N. (2018b). Early dropout prediction in distance higher education using active learning. International Conference on Information, Intelligence, Systems and Applications (IISA 2017), 1-6. doi: 10.1109/IISA.2017.8316424 [GS Search]

La Peña, D.; Lara, J. A.; Lizcano, D.; Martínez, M. A.; Burgos, C. & Campanario, M. L. (2017). Mining activity grades to model students’ performance. International Conference on Engineering & MIS (ICEMIS). IEEE. doi: 10.1109/ICEMIS.2017.8272963 [GS Search]

Leite, D.; Filho, E.; Oliveira, J. F. L.; Carneiro, R. E. & Maciel, A. (2021). Early detection of students at risk of failure from a small dataset. International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 42-46. IEEE. doi: 10.1109/ICALT52272.2021.00021 [GS Search]

Lemay, D. & Doleck, T. (2020). Predicting completion of massive open online course (MOOC) assignments from video viewing behavior. Interactive Learning Environments, 30, 1782-1793. doi: 10.1080/10494820.2020.1746673 [GS Search]

Li, Y.; Cui, X. & Zhang, Z. (2022). Dropout Rate Prediction for MOOC based on Inceptiontime Model. International Conference on Distance Education and Learning (ICDEL), 54-59. doi: 10.1145/3543321.3543330 [GS Search]

Liang, J.; Yang, J.; Wu, Y.; Li, C. & Zheng, L. (2016). Big Data Application in Education: Dropout Prediction in Edx MOOCs. IEEE Second International Conference on Multimedia Big Data (BigMM), 440-443. IEEE. doi: 10.1109/BigMM.2016.70 [GS Search]

Lima, E. & Siebra, C. (2017). CollabEduc: Uma Ferramenta de Colaboração em Pequenos Grupos para Plataformas de Aprendizagem a Distância. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1707–1716. doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.1707 [GS Search]

Macedo, M.; Santana Jr, C.; Siqueira, H.; Rodrigues, R. L., Ramos, J. L. C.; Silva, J. C. S.; Maciel, A. M. A. & Bastos-Filho, C. J. A. (2019). Investigation of College Dropout with the Fuzzy C-Means Algorithm. International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 187-189. IEEE. doi: 10.1109/ICALT.2019.00055 [GS Search]

Manhães, L. M. B.; Da Cruz, S. M. S.; Costa, R. J. M.; Zavaleta, J. & Zimbrão, G. (2011). Previsão de estudantes com risco de evasão utilizando técnicas de mineração de dados. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 150-159. doi: 10.5753/cbie.sbie.2011.%25p [GS Search]

Mattar, J. (2017). Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. Artesanato Educacional. [GS Search]

Mishra, B. B. & Mishra, S. (2018). Quality Improvements in Online Education System by Using Data Mining Techniques. International Conference on Data Science and Business Analytics (ICDSBA), 532-536. IEEE. doi: 10.1109/ICDSBA.2018.00105 [GS Search]

Mota, A. R. & Rosa, C. T. W. (2018). Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, 25(2), 261-276. doi: 10.5335/rep.v25i2.8161 [GS Search]

Nascimento, P. S. C.; Silva Junior, A. S.; Schulz, C. L.; Santos, M. V. R.; Maciel, A. M. A.; Rodrigues, R. L.; Nascimento, R. R. & Alencar, F. M. R. (2021). Análise dos Impactos da Gestão do Tempo no Desempenho Acadêmico Através da Mineração de Dados Educacionais. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 783-791. doi: 10.5753/sbie.2021.217742 [GS Search]

Ng, K. & Lei, P. (2022). A Lightweight Method using LightGBM Model with Optuna inMOOCs Dropout Prediction. International Conference on Education and Multimedia Technology (ICMT), 53-59. ACM. doi: 10.1145/3551708.3551732 [GS Search]

Niu, Z.; Li, W.; Yan, X. & Wu, N. (2018). Exploring Causes for the Dropout on Massive Open Online Courses. ACM Turing Celebration Conference, 47-52. ACM. doi: 10.1145/3210713.3210727 [GS Search]

Oeda, S. & Hashimoto, G. (2017). Log-Data Clustering Analysis for Dropout Prediction in Beginner Programming Classes. Procedia Computer Science, 112, 614-621. ACM. doi: 10.1016/j.procs.2017.08.088 [GS Search]

Oreshin, S.; Filchenkov, A.; Petrusha, P.; Krasheninnikov, E.; Panfilov, A.; Glukhov, I.; Kaliberda, Y.; Masalskiy, D.; Serdyukov, A.; Kazakovtsev, V.; Khlopotov, M.; Podolenchuk, T.; Smetannikov, I. & Kozlova, D. (2020). Implementing a Machine Learning Approach to Predicting Students’ Academic Outcomes. International Conference on Control, Robotics and Intelligent System (CCRIS), 78-83. doi: 10.1145/3437802.3437816 [GS Search]

Ortigosa, A.; Carro, R. M.; Bravo-Agapito J.; Lizcano, D.; Alcolea, J. J. & Blanco, O. (2019). From Lab to Production: Lessons Learnt and Real-Life Challenges of an Early Student-Dropout Prevention System. IEEE Transactions on Learning Technologies, 12(2), 264-277. IEEE. doi: 10.1109/TLT.2019.2911608 [GS Search]

Petersen, K.; Vakkalanka, S. & Kuzniarz, L. (2015). Guidelines for conducting systematic mapping studies in software engineering: An update. Information and Software Technology, 64, 1-18. Elsevier. doi: 10.1016/j.infsof.2015.03.007 [GS Search]

Queiroga, E.; Cechinel, C. & Araújo, R. (2017). Predição de estudantes com risco de evasão em cursos técnicos à distância. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1547-1556. doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.1547 [GS Search]

Queiroga, E. M.; Cechinel, C. & Aguiar, M. S. (2019). Uma abordagem para predição de estudantes em risco utilizando algoritmos genéticos e mineração de dados: um estudo de caso com dados de um curso técnico a distância. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 119-128. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2019.119 [GS Search]

Queiroga, E. M.; Paragarino, V. R.; Casas, A. P.; Primo, T. T.; Munoz, R.; Ramos, V. C. & Cechinel, C. (2022). Experimenting Learning Analytics and Educational Data Mining in different educational contexts and levels. Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), 1-9. IEEE. doi: 10.1109/LACLO56648.2022.10013478 [GS Search]

Rabelo, H.; Burlamaqui, A. M. F.; Valentim, R. A. M.; Rabelo, D. S. S. & Medeiros, S. R. S. (2017). Utilização de técnicas de Mineração de Dados Educacionais para a predição de desempenho de alunos de EaD em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1527-1536. doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.1527 [GS Search]

Ramos, J. L. C.; Silva, J. C. S.; Prado, L. C.; Gomes, A. S.; Souza, F. F. D.; Zambom, E. G. & Rodrigues, R. L. (2017). Um Modelo Preditivo da Evasão dos Alunos na EAD a partir dos Construtos da Teoria da Distância Transacional. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1227-1236. doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.1227 [GS Search]

Ramos, J. L. C.; Silva, J. C. S.; Prado, L. C.; Gomes, A. S. & Rodrigues, R. L. (2018). Um estudo comparativo de classificadores na previsão da evasão de alunos em EAD. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1463-1472. doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.1463 [GS Search]

Revathy, M. & Kamalakkannan, S. (2021). Collaborative learning for improving intellectual skills of dropout students using datamining techniques. International Conference on Artificial Intelligence and Smart Systems (ICAIS), 236-240. IEEE. doi: 10.1109/ICAIS50930.2021.9395912 [GS Search]

Rigo, S. J.; Cambruzzi, W.; Barbosa, J. L. V. & Cazella, S. C. (2014). Aplicações de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics com foco na evasão escolar: oportunidades e desafios. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22(1), 132-146. doi: 10.5753/rbie.2014.22.01.132 [GS Search]

Rodrigues, M.W.; Isotani, S. & Zárate, L. E. (2018). Educational Data Mining: A review of evaluation process in the e-learning. Telematics and Informatics, 35(6), 1701–1717. doi: 10.1016/j.tele.2018.04.015 [GS Search]

Santos, F. D.; Bercht, M. & Wives, L. K. (2015). Classificação de alunos desanimados em um AVEA: uma proposta a partir da mineração de dados educacionais. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1052- 1061. doi: 10.5753/cbie.sbie.2015.1052 [GS Search]

Santos, R. M. M.; Pitangui, C. G.; Andrade, A. V. & Assis, L. P. (2016). Uso de Séries Temporais e Seleção de Atributos em Mineração de Dados Educacionais para Previsão de Desempenho Acadêmico. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1146-1155. doi: 10.5753/cbie.sbie.2016.1146 [GS Search]

Santos, D. C. V. & Falcão, T. P. (2017). Acompanhamento de Alunos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Baseado em Sistemas Tutores Inteligentes. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1267-1276. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2017.90 [GS Search]

Santos, J. F.; Sousa, J. D. A.; Mello, R. F.; Cristino, C. T. & Alves, G. (2021a). Um modelo para análise do impacto de retenção e evasão no ensino superior utilizando Cadeias de Markov Absorventes. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 813-823. doi: 10.5753/sbie.2021.218219 [GS Search]

Schlemmer, E. (2014). Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista FAEEBA, 23(42), 73-89. doi: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p [GS Search]

Shafiq, D. A.; Marjani, M.; Habbeb, R. A. A. & Asirvatham, D. (2022). A Conceptual Predictive Analytics Model for the Identification of at-risk students in VLE using Machine Learning Techniques. International Conference on Mathematics, Actuarial Science, Computer Science and Statistics (MACS), 1-8. IEEE. doi: 10.1109/MACS56771.2022.10023143 [GS Search]

Siemens, G. & d Baker, R. S. (2012). Learning analytics and educational data mining: towards communication and collaboration. International Conference on Learning Analytics and Knowledge, 252–254. ACM. doi: 10.1145/2330601.2330661 [GS Search]

Silva, F.; Da Silva, J.; Silva, R. & Fonseca, L. C. (2015). Um modelo preditivo para diagnóstico de evasão baseado nas interações de alunos em fóruns de discussão. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1187-1196. doi: 10.5753/cbie.sbie.2015.1187 [GS Search]

Silva, J. C. & Castro, M. C. D. (2022). The challenges of academic retention in Distance Learning: identification and analysis of Critical Success Factores. Research, Society and Development, 11(12), 1-16. doi: 10.33448/rsd-v11i12.34078 [GS Search]

Tamada, M.; Giusti, R. & Netto, J. (2022). Predicting Students at Risk of Dropout in Technical Course Using LMS Logs. Eletronics, 11(3), 468. doi: 10.3390/electronics11030468 [GS Search]

Tomasevic, N.; Gvozdenovic, N. & Vranes, S. (2020). An overview and comparison of supervised data mining techniques for student exam performance prediction. Computers & Education, 143, 1-18. Elsevier. doi: 10.1016/j.compedu.2019.103676 [GS Search]

Tran, T. P.; Jan, T. & Kew, S. N. (2023). Learning Analytics for Improved Course Delivery: Applicationsand Techniques. International Conference on Digital Technology in Education (ICDTE), 100-106. doi: 10.1145/3568739.3568758 [GS Search]

Waheed, H.; Hassan, S.; Aljohani, N. R.; Hardman, J.; Alelyani, S. & Nawaz, R. (2020). Predicting academic performance of students from VLE big data using deep learning models. Computers in Human Behavior, 104(1), 1-13. Elsevier. doi: 10.1016/j.chb.2019.106189 [GS Search]

Waheed, H.; Hassan, S.; Nawaz, R.; Aljohani, N. R.; Chen, G. & Gasevic, D. (2023). Early prediction of learners at risk in self-paced education: A neural network approach. Expert Systems with Applications, 213(A), 118868. Elsevier. doi: 10.1016/j.eswa.2022.118868 [GS Search]

Wang, W.; Yu, H. & Miao, C. (2017). Deep Model for Dropout Prediction in MOOCs. International Conference on Crowd Science and Engineering, 26-32. ACM. doi: 10.1145/3126973.3126990 [GS Search]

Wang, L. & Wang, H. (2019). Learning Behavior Analysis and Dropout Rate Prediction Based on MOOCs Data. International Conference on Information Technology in Medicine and Education (ITME), 419-423. IEEE. doi: 10.1109/ITME.2019.00100 [GS Search]

Widyahastuti, F. & Tjhin, U. (2018). Performance Prediction in Online Discussion Forum: state-of-the-art and comparative analysis. International Conference on Computer Science and Computational Intelligence, 302-314. Elsevier. doi: 10.1016/j.procs.2018.08.178 [GS Search]

Whitehill, J.; Mohan, K.; Seaton, D.; Rosen, Y. & Tingley, D. (2017). MOOC Dropout Prediction: How to Measure Accuracy? Fourth (2017) ACM Conference on Learning, 161-164. ACM. doi: 10.1145/3051457.3053974 [GS Search]

Wu, N.; Zhang, L.; Gao, Y.; Zhang, M.; Sun, X. & Feng, J. (2019). CLMS-Net: Dropout Prediction in MOOCs with Deep Learning. ACM Turing Celebration Conference, 1-6. ACM. doi: 10.1145/3321408.3322848 [GS Search]

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-26

Como Citar

ANDRADE, T. L. de; ALMEIDA, C. M. M. de; BARBOSA, J. L. V.; RIGO, S. J. A utilização de Metodologias Ativas com suporte de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics para a mitigação da evasão em EaD: um mapeamento sistemático da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 1057–1088, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3594. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/3594. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos