B-Model Uma ferramenta para auxiliar estudantes com deficiência visual na modelagem de sistemas

Autores

  • Pedro de Azevedo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Francisco Carlos Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alinne Souza UTFPR - Dois Vizinhos

Palavras-chave:

modelagem de sistemas, deficientes visuais

Resumo

Nos ´últimos anos houve um interesse crescente na busca pela inclus˜ao de pessoas com necessidades especiais nas atividades de Engenharia de Software, como programação e modelagem de sistemas. Neste contexto, apresentas e uma ferramenta chamada Blind Modeling system (B-Model), que visa auxiliar estudantes com deficiˆencia visual na atividade de modelagem de sistema utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada. Para viabilizar o uso da ferramenta B-Model foi desenvolvida uma linguagem chamada Blind Modeling Language (BML), para padronizar a especificac¸ão de requisitos a fim de facilitar
a geraç˜ao autom´atica de diagramas de caso de uso. A BML foi avaliada por meio de um estudo de caso com trˆes estudantes deficientes visuais e a ferramenta foi avaliada por meio de um experimento usando a especificaç˜ao de requisitos
de quatro cen´arios diferentes especificados por estes estudantes. Os resultados sugerem a aceitaç˜ao e uso da linguagem BML e a efic´acia da B-Model, pois os diagramas de caso de uso gerados correspondem aos requisitos funcionais
especificados utilizando a BML.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Allen, J. (1995). Natural Language Understanding. Addison-Wesley, 15th edition.

Basili, V. R. and Weiss, D. M. (1986). A methodology for collecting valid software engineering data. IEEE Transactions on Software Engineering, 10(6):728–738.

Chomsky, N. (1956). Three models for the description of language. RE Transactions on Information Theory, 2(3):113–124.

Davis, F. D., Bagozzi, R. P., and Warshaw, R. P. (1989). User acceptance of computer technology: A comparison of two theoretical models. Manage. Sci., 35(8):982–1003.

Doherty, B. and Cheng, B. H. C. (2015). UML modeling for visually-impaired persons. In Proceedings of the 1st International Workshop on Human Factors in Modeling co-located with 18th International Conference on Model Driven Engineering Languages and Systems, pages 4–10.

Elallaoui, M., Nafil, K., and Touahni, R. (2018). Automatic transformation of user stories into uml use case diagrams using nlp techniques. Procedia Computer Science, 130:42–49.

Giroto, C. R. M., Poker, R. B., and Omote, S. (2012). As tecnologias nas pr´aticas pedag´ogicas inclusivas. Editora Unesp, S˜ao Paulo.

Grillo, F. D. N. and de M. Fortes, R. P. (2014). Accessible modeling on the web: A case study. Procedia Computer Science, 27:460–470.

Harmain, H. M. and Gaizauskas, R. (2000). Cm-builder: an automated nl-based case tool. In Proceedings in 15th IEEE International Conference on Automated Software Engineering, pages 45–53.

IBGE (2010). Caracter´ısticas Gerais da Populac¸ ˜ao, Religi˜ao e Pessoas com Deficiˆencia. IBGE, Rio de Janeiro, RJ.

King, A., Blenkhorn, P., Crombie, D., Dijkstra, S., Evans, G., andWood, J. (2004). Presenting uml software engineering diagrams to blind people. In Proceedings of the International Conference on Computers for Handicapped Persons, pages 522–529.

Konecki, M., Ivkovi´c, N., and Kaniˇski, M. (2016). Making programming education more accessible for visually impaired. In Proceedings of the 39th International Convention on Information and Communication Technology, Electronics and Microelectronics, MIPRO, pages 887–890.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Journal Archives of Psychology, 22(40):1–55.

Loitsch, C., M¨uller, K., Seifermann, S., Henß, J., Krach, S., and Stiefelhagen, G. J. R. (2018). UML4ALL syntax – a textual notation for UML diagrams. In Proceedings of the 16th International Conference on Computers Helping People with Special Needs, ICCHP’18, pages

–605. Springer.

Owen, C. B., Coburn, S., and Castor, J. (2014). Teaching modern object-oriented programming to the blind: An instructor and student experience. In Proceedings of the 121st American Society for Engineering Education, ASSE’14, pages 1–13.

Pansanato, L. T. E., Bandeira, A. L. M., dos Santos, L. G., and do Prado Pereira, D. (2012). Projeto D4ALL: acesso e manipulac¸ ˜ao de diagramas por pessoas com deficiˆencia visual. In Proceedings of the 11th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC’12, pages 33–36.

Sommerville, I. (2016). Software Engineering. Pearson Addison-Wesley, 10th edition.

Vieritz, H., Schilberg, D., and Jeschke, S. (2012). Access to uml diagrams with the HUTN. In Proceedings of the 14th International ACM Sigaccess Conference on Computers and Accessibility, ASSETS’12, pages 237–238.

Wohlin, C., Runeson, P., H¨ost, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wessl´en, A. (2012). Experimentation in Software Engineering: An Introduction. Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 1st edition.

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

de Azevedo, P., Souza, F. C., & Souza, A. (2021). B-Model Uma ferramenta para auxiliar estudantes com deficiência visual na modelagem de sistemas. Revista Eletrônica De Iniciação Científica Em Computação, 19(3). Recuperado de https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/reic/article/view/1886

Edição

Seção

Artigos