Jornada de Atualização em Informática 2021

Autores

Aline M. S. Andrade (ed)
UFBA
Raul S. Wazlawick (ed)
UFSC
https://orcid.org/0000-0003-4293-1359

Palavras-chave:

JAI 2021

Sinopse

Mantendo sua tradição em apresentar temas relevantes em pesquisa e desenvolvimento, a Jornada de Atualização em Informática (JAI), nesta edição, trata de tecnologias e conceitos da área de computação com bastante impacto no desenvolvimento tecnológico da sociedade moderna. Esta publicação apresenta temas que têm relação com segurança cibernética e internet das coisas (IoT), privacidade de dados, comunicação entre pessoas e sistemas computacionais, e processamento de grandes volumes de dados.

Abrimos este livro com uma apresentação sobre a história da JAI elaborada pelo professor Roberto S. Bigonha (UFMG), que ministrou um curso na I JAI em 1982. Agradecemos ao professor Bigonha por ter aceito este convite que se tornou um desafio devido à pandemia do Covid-19, uma vez que informações sobre as primeiras versões da JAI, registradas apenas em meio impresso, se encontram inacessíveis em bibliotecas nas universidades. Assim, com os dados que foram possíveis recuperar, o prof. Bigonha faz um prazeroso relato da criação e histórico da Jornada de Atualização em Informática, marcando a comemoração dos seus 40 anos.

Agradecemos ao comitê de programa e a todos os autores que submeteram propostas. Tivemos sete propostas submetidas e selecionamos quatro para serem desenvolvidas como capítulos neste livro. Agradecemos também ao coordenador do CSBC 2021, prof. Frank Siqueira, e toda a equipe de organização pelo apoio na elaboração deste evento.

Finalmente, gostaríamos de registrar a nossa satisfação e alegria em coordenar a JAI no seu 40º ano de existência.

Aline Maria Santos Andrade (UFBA)
Raul Sidnei Wazlawick (UFSC)
Coordenadores da JAI 2021

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Data de publicação

18/07/2021

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: Volume Completo

Volume Completo

ISBN-13 (15)

978-65-87003-57-3