Covid-19 e Tweets no Brasil: coleta, tratamento e análise de textos com evidências de estados afetivos alterados em momentos impactantes

  • Mario Maia UNIFOR
  • Erneson Oliveira UNIFOR
  • Luciano Gallegos UNIFOR

Resumo


O Twitter recebe diariamente muitos textos (tweets) compartilhados durante eventos relevantes como desastres naturais, ocorrências de acidentes, e surtos de doenças, permitindo a pesquisadores de diversas áreas estudar e prever as relações existentes entre pessoas, locais, e até mesmo as características do espalhamento de doenças em cidades, estados, e países. Estes tweets, quando relacionados à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) no Brasil, podem trazer intuições de tendência e comportamentos em momentos relevantes deste evento. Visando identificar e analisar estes momentos, coletamos, tratamos e selecionamos tweets ao longo de 90 dias, nos primeiros meses do ano de 2020, para explorar tendências de sentimentos compartilhadas por pessoas, durante a epidemia de Covid-19 no Brasil. Nestes tweets, encontramos evidências de mudança dos estados afetivos analisados em momentos relevantes, como o primeiro caso confirmado e a primeira morte no Brasil pelo Covid-19, observando altas negativas e positivas antes e a estabilização desses sentimentos após momentos de grande impacto.

Palavras-chave: tweets, coronavírus, sentimentos

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Publicado
18/07/2021
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MAIA, Mario; OLIVEIRA, Erneson; GALLEGOS, Luciano. Covid-19 e Tweets no Brasil: coleta, tratamento e análise de textos com evidências de estados afetivos alterados em momentos impactantes. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 10. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 79-90. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2021.16127.