O Uso de Redes Sociais como Mecanismos para Promoção de Transparência e Participação dos Stakeholders no contexto dos Projetos
Resumo
As organizações têm buscado cada vez mais implementar mecanismos que proporcionem transparência e aumentem a participação dos stakeholders em seus projetos. Diante desse cenário, este trabalho tem como propósito discutir o uso de redes sociais como instrumentos de promoção da transparência e da participação dos stakeholders nos projetos. Para isso, é apresentado o caso do Observatório Universal de Projetos, uma ferramenta concebida a partir da narrativa de uma rede social. Além disso, são discutidos desafios de pesquisas relacionadas a essa temática.
Palavras-chave:
Redes Sociais, Projetos, Transparência, Stakeholders
Referências
Almeri, T. M., Mendes, A. d. C., Martins, L. F., and Luglio, R. G. (2013). A influência das Redes Sociais nas Organizações. Revista de Administração da FATEA, 7(7):132–146.
Bernstein, E. S. (2012). The transparency paradox: A role for privacy in organizationallearning and operational control. Administrative Science Quarterly, 57(2):181–216.
Bertot, J. C., Jaeger, P. T., and Grimes, J. M. (2012). Promoting transparency and accountability through ICTs, social media, and collaborative e-government.Transforming Government: People, Process and Policy, 6(1):78–91.
Betta, J. and Boronina, L. (2018). Transparency in Project Management – from Traditional to Agile. Advances in Economics, Business and Management Research,56(Febm):446–449.
Bourne, L. (2006). Project relationships and the stakeholder Circle. Managing, (July):1–17.
Dabbish, L., Stuart, C., Tsay, J., and Herbsleb, J. (2013). Leveraging transparency. IEEE Software, 30(1):37–43.
Furnell, R. and Scott, P. (2014). Is Social Networking the future of Project Management? International Journal for Digital Society, 5(2):933–940.
Hood, C. and Heald, D. (2006). Transparency: The key to better governance?OxfordUniversity Press.
Jucá, P. M. (2011). Uso de Redes Sociais Como Ferramenta de Estímulo à Participação na Gestão do Conhecimento dos Processos Organizacionais. PhD thesis, Universidade Federal de Pernambuco.
Kanagarajoo, M. V., Fulford, R., and Standing, C. (2019). The contribution of socialmedia to project management. International Journal of Productivity and Performance Management, 69(4):834–872.
Kutomi, A. S. and Piscopo, M. R. (2013). Comprometimento e envolvimento dos stakeholders internos em projetos. In II Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e Simpósio Internacional de Invoação e Sustentabilidade, pages 1–12, São Paulo.
Noro, G. D. B. (2012). A Gestão de Stakeholders em Gestão de Projetos. Revista de Gestão e Projetos, 3(1):127–158.
Nunes, V. T., Cappelli, C., and Ralha, C. G. (2017). Transparency in Information Systems. In Brazilian Computer Society (SBC), editor, I GranDSI-BR – Grand Research Challenges in Information Systems in Brazil 2016 - 2026, chapter 7, pages 73–89.
PMI (2018). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide). Project Management Institute (PMI), 6ª edition edition.
Trois, C., Weingaertner, D., Pasqualin, D., Maciel, E., Almeida, E., Silva, F., Tissot, H.,Bona, L. C., Castilho, M., Didonet, M., and Sunye, M. (2017). Transparency meets management: A monitoring and evaluating tool for governmental projects. In Proceedings of IEEE/ACS International Conference on Computer Systems and Applications, AICCSA, pages 1429–1435.
Turner, J. R. and Muller, R. (2003). On the nature of the project as a temporary organization. International Journal of Project Management, 21(1):1–8.
Vieira, J. K. M., Barbosa, J. L. P., Farias Junior, I. H., and Moura, H. P. (2020a). Universal Observatory of Projects: Initial Studies. In 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), pages 1–6, Sevilla, Spain.
Vieira, J. K. M., Barbosa, J. L. P., Junior, I. H. D. F., and Moura, H. P. D. (2020b). Observatories: A Systematic Mapping of the Literature. International Journal of De-velopment Research, 10(9):39869–39876
Bernstein, E. S. (2012). The transparency paradox: A role for privacy in organizationallearning and operational control. Administrative Science Quarterly, 57(2):181–216.
Bertot, J. C., Jaeger, P. T., and Grimes, J. M. (2012). Promoting transparency and accountability through ICTs, social media, and collaborative e-government.Transforming Government: People, Process and Policy, 6(1):78–91.
Betta, J. and Boronina, L. (2018). Transparency in Project Management – from Traditional to Agile. Advances in Economics, Business and Management Research,56(Febm):446–449.
Bourne, L. (2006). Project relationships and the stakeholder Circle. Managing, (July):1–17.
Dabbish, L., Stuart, C., Tsay, J., and Herbsleb, J. (2013). Leveraging transparency. IEEE Software, 30(1):37–43.
Furnell, R. and Scott, P. (2014). Is Social Networking the future of Project Management? International Journal for Digital Society, 5(2):933–940.
Hood, C. and Heald, D. (2006). Transparency: The key to better governance?OxfordUniversity Press.
Jucá, P. M. (2011). Uso de Redes Sociais Como Ferramenta de Estímulo à Participação na Gestão do Conhecimento dos Processos Organizacionais. PhD thesis, Universidade Federal de Pernambuco.
Kanagarajoo, M. V., Fulford, R., and Standing, C. (2019). The contribution of socialmedia to project management. International Journal of Productivity and Performance Management, 69(4):834–872.
Kutomi, A. S. and Piscopo, M. R. (2013). Comprometimento e envolvimento dos stakeholders internos em projetos. In II Simpósio Internacional de Gestão de Projetos e Simpósio Internacional de Invoação e Sustentabilidade, pages 1–12, São Paulo.
Noro, G. D. B. (2012). A Gestão de Stakeholders em Gestão de Projetos. Revista de Gestão e Projetos, 3(1):127–158.
Nunes, V. T., Cappelli, C., and Ralha, C. G. (2017). Transparency in Information Systems. In Brazilian Computer Society (SBC), editor, I GranDSI-BR – Grand Research Challenges in Information Systems in Brazil 2016 - 2026, chapter 7, pages 73–89.
PMI (2018). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide). Project Management Institute (PMI), 6ª edition edition.
Trois, C., Weingaertner, D., Pasqualin, D., Maciel, E., Almeida, E., Silva, F., Tissot, H.,Bona, L. C., Castilho, M., Didonet, M., and Sunye, M. (2017). Transparency meets management: A monitoring and evaluating tool for governmental projects. In Proceedings of IEEE/ACS International Conference on Computer Systems and Applications, AICCSA, pages 1429–1435.
Turner, J. R. and Muller, R. (2003). On the nature of the project as a temporary organization. International Journal of Project Management, 21(1):1–8.
Vieira, J. K. M., Barbosa, J. L. P., Farias Junior, I. H., and Moura, H. P. (2020a). Universal Observatory of Projects: Initial Studies. In 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), pages 1–6, Sevilla, Spain.
Vieira, J. K. M., Barbosa, J. L. P., Junior, I. H. D. F., and Moura, H. P. D. (2020b). Observatories: A Systematic Mapping of the Literature. International Journal of De-velopment Research, 10(9):39869–39876
Publicado
18/07/2021
Como Citar
FARIAS JUNIOR, Ivaldir H. de; VIEIRA, Jeferson Kenedy M.; MOURA, Hermano P. de.
O Uso de Redes Sociais como Mecanismos para Promoção de Transparência e Participação dos Stakeholders no contexto dos Projetos. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 10. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 253-262.
ISSN 2595-6094.
DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2021.16146.