Seleção de Técnicas de Mineração de Dados para Segmentação de Mercado

  • Gabriel G. M. S. de Magalhães AEB
  • Fernanda Lima UnB
  • Eduardo F. Santos AEB
  • Paulo Junior AEB
  • Lucas Rosa AEB

Resumo


O processo de segmentação de mercado é utilizado para obter conhecimento sobre os consumidores e ajudar na construção de estratégias de marketing mais específicas. Sendo a Agência Espacial Brasileira uma organização pública dependente de investimento, é preciso conhecer o perfil do cidadão interessado para validar se os investimentos realizados no Programa Espacial estão chegando a seu conhecimento. Existem trabalhos que tratam da aplicação de mineração de dados para processos de segmentação de mercado, porém, estão espalhados pela literatura. O trabalho busca, de maneira sistemática, encontrar uma possível classificação das técnicas de mineração de dados que vêm sido empregadas para processos de segmentação de mercado. A análise das técnicas encontradas apresenta como resultado uma proposta de classificação das técnicas de mineração de dados para segmentação de mercado a ser aplicada ao perfil da população de interesse do Programa Espacial Brasileiro.

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Publicado
02/07/2017
DE MAGALHÃES, Gabriel G. M. S.; LIMA, Fernanda; SANTOS, Eduardo F.; JUNIOR, Paulo; ROSA, Lucas. Seleção de Técnicas de Mineração de Dados para Segmentação de Mercado. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 6. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 658-669. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2017.3255.

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