Uma análise da colaboração científica numa área da pós-graduação brasileira por meio da modelagem estatística de redes sociais usando ERGM: Estudo de caso

  • Jorge H. C. Fernandes
  • João P. A. Maranhão
  • César A. B. de Andrade
  • Ricardo B. Sampaio

Resumo


Apresenta uma aplicação de métodos estatísticosá análise de uma rede social, que provê informações estatisticamente significativas sobre aspectos que podem influenciar a colaboração científica. O universo da pesquisa foi a rede de colaboração para publicações em periódicos efetivada por pesquisadores afiliados aos programas de pós-graduação naárea da Ciência da Informação no Brasil. A pesquisa demonstra uma aplicação prática de métodos e ferramentas para modelagem de grafos aleatórios da família exponencial (ERGM). Os resultados e sua análise permite explicações probabilísticas sobre o comportamento dos pesquisadores em termos de fatores de auto-organização de redes sociais, bem como devida a atributos endógenos dos pesquisadores, tais como gênero, afiliação a programas de pós-graduação,área de doutorado, tempo decorrido desde a obtenção do grau de doutor, foco de pesquisa e outros.

Publicado
06/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
FERNANDES, Jorge H. C.; MARANHÃO, João P. A.; DE ANDRADE, César A. B.; SAMPAIO, Ricardo B.. Uma análise da colaboração científica numa área da pós-graduação brasileira por meio da modelagem estatística de redes sociais usando ERGM: Estudo de caso. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 6. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2017.3256.