Um Método Baseado em Grafos para Predição da Utilidade de Opiniões sobre Produtos

  • Rogério F. de Sousa NILC
  • Rafael T. Anchieta NILC
  • Maria das Graças V. Nunes NILC

Resumo


Este trabalho apresenta uma nova abordagem para predição da utilidade de opiniões. Usualmente, os trabalhos nessa área usam tabelas do tipo atributo-valor para agregar as caracterı́sticas que representam os textos avaliados. Neste trabalho, essa tarefa é modelada em forma de rede, considerando, dessa forma, as informações de relacionamento entre os objetos da rede (comentários, estrelas e palavras). Uma técnica de regularização de grafos é utilizada para extrair caracterı́sticas relevantes da estrutura do grafo, e, após isso, os comentários são classificados em duas classes: Útil ou Não Útil. Comparou-se a modelagem com um método baseado em lógica fuzzy e a modelagem apresentou resultados promissores, superando-o em 0,13 pontos na medida F1.

Palavras-chave: Helpfulness prediction, Opinion mining, Network model

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Publicado
09/07/2019
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DE SOUSA, Rogério F.; ANCHIETA, Rafael T. ; NUNES, Maria das Graças V. . Um Método Baseado em Grafos para Predição da Utilidade de Opiniões sobre Produtos. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 8. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 95-106. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2019.6552.