Conversas sobre futebol: o que o Twitter revela sobre a Copa do Mundo de 2014

  • Diogo Pacheco Instituto de Tecnologia da Flórida
  • Fernando Buarque de Lima Neto Universidade Federal de Pernambuco
  • Luis Moyano IBM Research
  • Ronaldo Menezes Instituto de Tecnologia da Flórida

Resumo


Nos últimos anos, o Twitter tem sido usado para entender vários eventos do mundo real, como eleições políticas, conflitos civis, jogos da NFL, para citar alguns. Motivados por esses muitos exemplos, nos perguntamos o que o Twitter revela sobre a Copa do Mundo de 2014 da FIFA? Neste artigo nós (i) analisamos a frequência de tweets para mostrar como o apoio evolui durante o torneio, para distinguir equipes tradicionais de azarões e para mostrar que podemos identificar eventos importantes durante as partidas. Além disso, (ii) aplicamos técnicas de agrupamento para descobrir semelhanças no comportamento dos apoiadores (tweets) que nos permitiram inferir os apoiadores dos países em todo o mundo. Por fim, (iii) para cada partida criamos cartogramas para expressar o volume e o nível de polarização dos torcedores.

Palavras-chave: Copa do Mundo, Twitter, Análise de Comportamento

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Publicado
01/08/2015
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PACHECO, Diogo; DE LIMA NETO, Fernando Buarque; MOYANO, Luis; MENEZES, Ronaldo. Conversas sobre futebol: o que o Twitter revela sobre a Copa do Mundo de 2014. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p.  . ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2015.6771.