Copa do Mundo da FIFA de 2014: uma análise inicial de sentimentos coletivos no Twitter

  • Rubens Barros Filho Universidade Federal de Alagoas
  • Jonathas Magalhães Universidade Federal de Alagoas
  • Marlos Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Evandro Costa Universidade Federal de Alagoas
  • Henrique Luna Universidade Federal de Alagoas

Resumo


As comunidades de mídias sociais são geralmente formadas a partir de similaridades entre os usuários. Em redes sociais educacionais, vários fatores propiciam a formação de grupos de usuários, por exemplo, compartilhar o mesmo ambiente acadêmico ou interessados em currículo comum. Para explicar a formação do grupo resultante de uma rede social educacional, aplicamos dois métodos de criação de perfis de grupos baseados na diferenciação. O teste de Wilcoxon e o algoritmo de regras PART foram aplicados a um conjunto de dados disponível da rede social educacional OJE. Os experimentos realizados mostraram que os métodos foram eficazes na criação de perfis, caracterizando 81,81% e 100% dos grupos, respectivamente.

Palavras-chave: Copa do Mundo, Análise de Sentimentos, Twitter

Referências

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Publicado
01/08/2015
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BARROS FILHO, Rubens; MAGALHÃES, Jonathas; SILVA, Marlos; COSTA, Evandro; LUNA, Henrique. Copa do Mundo da FIFA de 2014: uma análise inicial de sentimentos coletivos no Twitter. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p.  . ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2015.6798.