Ask4In: Um Sistema de Perguntas e Respostas Sensível ao Contexto para Apoiar o Aprendizado em Disciplinas
Resumo
Os avanços tecnológicos e o uso de redes sociais vêm promovendo cada vez mais a virtualização de grupos reais. Grupos são formados a partir de interesses comuns relacionados a família e estudos. Em cursos de graduação, é usual que grupos se formem em redes sociais e interajam sobre, por exemplo, tópicos de disciplinas. Nessas interações, o contexto do grupo e de cada membro pode ser considerado como meio de aprimorar o processo de aprendizagem entre os participantes. Nesse sentido, este trabalho apresenta a aplicação Ask4In que apoia o aprendizado por meio de perguntas e respostas com base no contexto percebido de cada usuário e das interações ocorridas. Algumas informações contextuais são adquiridas a partir de uma rede social.
Referências
Alves, D., Freitas, M., Moura, T. and Souza, D. (2013). “Using Social Network Information to Identify User Contexts for Query Personalization”. In Proceedings of the International Conference on Advances in Databases, Knowledge, and Data Applications - DBKDA, 2013, Sevilha. New York: IARIA, 2013. p. 45-51.
Ally, M. (2004). “Foundations of Education Theory for online learning”. In. Anderson & Elioumi Theory and Practice of Oline Learnig, Athabasca.
Delgado, C. & Castro D. (2012). “O uso de uma plataforma de redes sociais para e-learning”. In: Anais do Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (Brasnam 2012).
Dey, A. & Abowd, G. (2000). “Towards a Better Understanding of Context and Context-Awareness”. In: Proceedings of the CHI Workshop on the What, Who, Where, When and How of Context-Awareness, The Hague, Netherlands.
Felix, Z. & Tedesco, P. A. (2008). “Smart Chat Group: Ferramenta Ciente de Contexto para Formação de Grupos”. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Fortaleza, CE.
Freitas, M., Bandeira, D., Ribeiro, L., Moura T., Souza D. (2013). “Managing User Social Context to Enhance Data-oriented Applications”, In Proceedings of the International Conference on Semantic Computing (ICSC 2013), SCSN 2013.
Furtado, A., & Andrade, N. (2011). “Ativistas, passageiros, ocasionais e especialistas: Perfis de usuário na construção de um site de Q&A”. In Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.
Kabir, M. Han, J, Yu, J. and Colman, A. (2012). “SCIMS: A Social Context Information Management System for Socially-Aware Applications,” CAiSE, pp.301-317.
Liu, Z., & Jansen, B. (2013). “Factors Influencing the Response Rate in Social Question & Answering Behavior”, In Proceedings of CSCW’13, February 23–27, 2013, San Antonio, Texas, USA.
Machado, M., Andrade, R., Serpa, R. (2013). “TeamBuilder: Uso de Mídias Sociais para a Colaboração de Grupos na Organização de Tarefas”. In: Anais do Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (Brasnam 2013).
Noguchi, Y. (2006). “Web searches go low-tech: You ask, a person answers”. Washington Post, page A01.
Oliveira, E., & Tedesco, P. (2010). “i-collaboration: Um modelo de colaboração inteligente personalizada para ambientes de EAD”. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 18, p. 17-31.
Rowe, M., & Ciravegna, F. (2008). “Getting to me: Exporting semantic social network from facebook”, Proc. 1st Workshop on Social Data on the Web (SDoW2008), vol. 405, pp. 28-41.
Tanca, L., Bolchini C., Quintarelli E., Schreiber F., and Orsi G. (2011). “Problems and Opportunities in Context Based Personalization”. In Proceedings of the VLDB Endowment, Vol. 4, No. 11, pp. 1 – 4. PersDB, (2011).
Vieira, V., Tedesco, P., Salgado, A. C. (2010). “Designing Context-Sensitive Systems: An Integrated Approach”. Expert Systems with Applications”, vol. 38(2), pp.1119-1138. (2010).
Vrabl, S., Oliveira J., Motta, C. (2012). “Identificação de especialistas e recomendação de novos relacionamentos em ambientes de microblogging”. In: Anais do Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (Brasnam 2012).