Redes de afinidade como estratégia de gestão e difusão do conhecimento

  • Tereza Kelly Gomes Carneiro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Roberto Luiz Souza Monteiro Universidade Estadual da Bahia
  • Rodrigo Paixão Vilas Bôas SENAI Cimatec
  • Tiago Silveira de Andrade Cajahyba SENAI Cimatec
  • Hernane Borges de Barros Perreira SENAI Cimatec

Resumo


Este trabalho propõe um modelo de redes de afinidade que favorece a gestão de cursos de formação profissional em EaD como espaço propício à difusão do conhecimento, a partir do perfil tecnológico dos cursistas. Trata-se de um estudo de caso instrumental, cujo método de pesquisa foi fortemente influenciado pela netnografia. Os dados foram coletados junto aos participantes das edições do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, realizadas em 2010 e 2012, no estado de Alagoas. Considera-se que a topologia da rede aliada às métricas individuais de cada ator possibilita a definição de diferentes estratégias para gestão de cursos nessa modalidade de ensino.

Palavras-chave: Redes de Afinidade, Gestão de Conhecimento, Difusão de Conhecimento

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Publicado
01/08/2014
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CARNEIRO, Tereza Kelly Gomes; MONTEIRO, Roberto Luiz Souza; BÔAS, Rodrigo Paixão Vilas; CAJAHYBA, Tiago Silveira de Andrade; PERREIRA, Hernane Borges de Barros. Redes de afinidade como estratégia de gestão e difusão do conhecimento. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 3. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p.   261-266. ISSN 2595-6094.