Classificação Automática de Usuários de uma Rede Social utilizando Algoritmos Não-Supervisionados
Resumo
Este artigo mostra a classificação de perfis em uma rede social acadêmica, o Scientia.Net para permitir que usuários com perfis semelhantes possam interagir. Esta classificação é feita de forma automática usando algoritmos de Aprendizagem de Máquina, nesse sentido este trabalho mostra resultados da seleção de perfis usando algoritmos não supervisionados a fim de elegermos aquele que será escolhido para ser aplicado na rede social. Abordamos o problema da classificação de perfis focando nas redes sociais citando implicações quanto a estrutura da rede, e qualidade de links formados a partir desse agrupamento.
Referências
de Pádua Braga, A., de Leon Ferreira de Carvalho, A. P., and Ludermir, T. B. (2007). Redes Neurais Artificiais: Teoria e Aplicações. Rio de Janeiro, 2 edition.
Ferreira, G., Araújo, R., Orair, G., Gonçalves, L., Guedes, D., Ferreira, R., Furtado, V., and Junior, W. M. (2005). Paralelização eficiente deum algoritmo de agrupamento hierárquico.
Fisher, D. H. (1987). Knowledge acquisition via incremental conceptual clustering. pages 139–172.
Goldschmidt, R. R. and Passos, E. (2005). Data Mining: Um Guia Prático: Conceitos, Técnicas, Ferramentas, Orientações e Aplicações.
Haykin (2001). S.Redes Neurais: princípios e prática. Porto Alegre.
Júnior, O. L. and Montgomery, E. (2007). Redes Neurais: Fundamentos e Aplicações com Programs em C.
Machado, V. P., de Lima, B. V. A., Arnaldo, H. A., and Araújo, S. W. I. (2011). Classificação automática dos usuários da rede social acadêmica scentia.net. IV Congresso Tecnológico TI e Telecom.INFOBRASIL 2011.
Mitchell, T. M. (1997). Machine learning.
of Waikato, U. (2011). Weka 3 Machine Learning Software in Java. University of Waikato.
Russell, S. and Norving, P. (2004). Inteligência Artificial.
Sousa, G. H. A. and Esmin, A. A. A. (2011). Algoritmo de Enxame de Partículas Híbrido APlicado a Clusterização de Dados.
Sutton, R. S. and Barto, A. G. (1998). Reinforcement Learning:An Introduction. Cambridge.