Vacinas para Dengue e Papilomavírus Humano: Avaliação da Topologia das Redes com Aplicação para Políticas Públicas de Inovação no Setor Vacinas no Brasil

  • Priscila Rohem-Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Claudia Inês Chamas Fiocruz
  • Carlos Medicis Morel Fiocruz

Resumo


A produção, apropriação e difusão do conhecimento ocorrem de modos diversificados. Em ciência há a publicação de artigos. No caso da tecnologia, a apropriação do conhecimento é garantida por segredo industrial (know how) ou proteção patentária. Este trabalho permitiu mensurar a inserção nacional na rede de pesquisa e desenvolvimento (PeD) de vacinas pela existência de coautoria/cotitularidade (variáveis proxy) de artigos e patentes. O estudo de caso mostra que há diferença significativa no número de publicações científicas de autores nacionais e de patentes depositadas por residentes (instituições/pesquisadores). Nota-se poucas colaborações (em termos de coautoria/cotitularidade) de artigos e patentes, apesar de ser realizada com os grupos mais produtivos do mundo no setor. O uso da análise de redes sociais (ARS) pode ser uma ferramenta útil para fornecer subsídios técnicos à tomada de decisão nos setores público e privado além de possibilitar a avaliação de políticas públicas.
Palavras-chave: Topologia de Redes, Políticas Públicas, Dengue
Publicado
01/08/2012
Como Citar

Selecione um Formato
ROHEM-SANTOS, Priscila; CHAMAS, Claudia Inês; MOREL, Carlos Medicis. Vacinas para Dengue e Papilomavírus Humano: Avaliação da Topologia das Redes com Aplicação para Políticas Públicas de Inovação no Setor Vacinas no Brasil. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . ISSN 2595-6094.