Mineração de dados e análise de opinião em redes sociais - Um estudo de caso sobre as Olimpíadas 2012 utilizando o Twitter

  • Luan S. Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Guilherme O. Campos Universidade Federal de Viçosa
  • Rodrigo S. da Silva Universidade Federal de Viçosa

Resumo


Atualmente há um grande avanço da tecnologia, principalmente na área de redes sociais, que nos permite acessar informações recém-divulgadas em uma velocidade fascinante e um público-alvo abrangente. Inserido no âmbito empresarial, a área de mineração de dados vem, aos poucos, sendo utilizada nos meios de comunicação social, com finalidade de encontrar grupos de pessoas que possuam um padrão ideal de compras para uma determinada empresa. Apresentamos no artigo a seguir um estudo de caso relacionado à mineração de dados em cima da rede social Twitter.
Palavras-chave: Mineração de Dados, Mineração de Opiniões, Twitter
Publicado
01/08/2012
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Luan S.; CAMPOS, Guilherme O.; SILVA, Rodrigo S. da. Mineração de dados e análise de opinião em redes sociais - Um estudo de caso sobre as Olimpíadas 2012 utilizando o Twitter. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . ISSN 2595-6094.