Mineração de dados e análise de opinião em redes sociais - Um estudo de caso sobre as Olimpíadas 2012 utilizando o Twitter
Resumo
Atualmente há um grande avanço da tecnologia, principalmente na área de redes sociais, que nos permite acessar informações recém-divulgadas em uma velocidade fascinante e um público-alvo abrangente. Inserido no âmbito empresarial, a área de mineração de dados vem, aos poucos, sendo utilizada nos meios de comunicação social, com finalidade de encontrar grupos de pessoas que possuam um padrão ideal de compras para uma determinada empresa. Apresentamos no artigo a seguir um estudo de caso relacionado à mineração de dados em cima da rede social Twitter.
Referências
Courage, C. and Baxter, K. “Understanding your users: a pratical guide to user requirements, methods, tools, and techniques”. San Francisco, CA: Morgan Kaufmann Publishers, 2005.
Marteleto, R. M. “Análise de redes sociais – aplicação nos estudos de transferência da informação”. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, volume 30, paginas 71-81, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, 2001.
Matioli, S. L. “Protótipo Para Mineração de Opinião Em Redes Sociais: Estudo de Casos Selecionados Usando o Twitter”. Lavras, MG, 2010.
Meira, S. R. de L., Costa, R. A., Jucá, P. M., Silva, E. M. “Sistemas Colaborativos”. Elsevier, paginas 53-64, 2011.
Pang, B. and Lee, L. “Opinion Mining and Sentiment Analysis”. Foundations and Trends. Volume 2, 2008.
Pimentel, M., Gerosa, M. A., Fuks, H. “Sistemas de comunicação para colaboração”. Elsevier, paginas 65-93, 2011.
Stelzner, M. “Social Media Marketing Industry Report”. 2009.