Uma Arquitetura para a Recomendação de Consumidores de Queijo Artesanal Brasileiro

Resumo


Coletar informações de redes sociais se tornou essencial para a sobrevivência e modernização de muitas empresas. Com este objetivo, este trabalho apresenta uma arquitetura capaz de buscar, analisar e recomendar o conteúdo e a propagação de informações nas redes sociais, considerando o mercado de laticínios brasileiro. Usando ontologias e mecanismos de inferência, a arquitetura é capaz de suportar a classificação do conteúdo do usuário e apresentá-la através de mecanismos de visualização. Com essa arquitetura, buscamos apoiar pesquisas de mercado realizadas na Embrapa Gado de Leite. Os resultados obtidos em um estudo de viabilidade foram satisfatórios e mostraram que a arquitetura fornece suporte aos pesquisadores.

Palavras-chave: sistema de recomendação, rede social, ontologia, big data, mineração de dados

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Publicado
30/06/2020
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SOARES, Nedson D.; BRAGA, Regina; DAVID, José Maria N.; SIQUEIRA, Kennya B.; STRÖELE, Victor; CAMPOS, Fernanda. Uma Arquitetura para a Recomendação de Consumidores de Queijo Artesanal Brasileiro. In: BRAZILIAN E-SCIENCE WORKSHOP (BRESCI), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 113-120. ISSN 2763-8774. DOI: https://doi.org/10.5753/bresci.2020.11189.