A corporeidade no desenvolvimento do pensamento computacional

  • Lara Morgado da Silva Santos UTFPR
  • Mayara Dal Vesco Hoger UTFPR
  • Murilo Paulo de Oliveira UTFPR
  • Fabio Prado Galvão Machado UTFPR
  • Marília Abrahão Amaral UTFPR

Resumo


O pensamento computacional é uma habilidade ou conjunto de conhecimentos que pode ser desenvolvido ou aprendido por estudantes do ensino fundamental. Alguns trabalhos levantados mostram que o ensino do pensamento computacional através de atividades desplugadas promovem inclusão e desmistificam estereótipos Este trabalho propõe uma atividade corporal com estudantes do ensino fundamental para ensinar conceitos de pensamento computacional, utilizando apenas o corpo e alguns materiais auxiliares. O resultado desta atividade mostrou que as(os) estudantes desenvolveram algumas habilidades computacionais durante a prática e também se sentiram mais confortáveis a “programar” depois de realizarem a prática corporal.

Referências

Bonilla, Maria Helena Silveira ; Pretto, Nelson De Luca (Org.) . Inclusão Digital: polêmica contemporânea. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2011. v. 1. 188p .

Flesch, Breeann, Gabaldón, Camila, Nabity, Matthew, & Thomas, Darryl (2021). Choreographing Increased Understanding and Positive Attitudes towards Coding by Integrating Dance. International Journal of Computer Science Education in Schools, 4(3), n3.

França, Rozelma Soares de. (2020) "Uma abordagem pedagógica incorporada para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental." Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

Katai, Zoltan, Erika Osztian, and Beata Lorincz. (2021) "Investigating the computational thinking ability of young school students across grade levels in two different types of Romanian educational institutions." NAER: Journal of New Approaches in Educational Research 10.2: 214-233.

Leonard, Alison E., and Shaundra B. Daily. (2014) "The Dancing Alice Project: Computational and Embodied Arts Research in Middle School Education." Proceedings of the 45th ACM Technical Symposium on Computer Science Education.

Papert, Seymour. (1990) "Children, computers and powerful ideas." New York: Basic Books 10: 1095592.

SBC, (2019). Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Disponível em: [link]. Acesso em 28/08/2022

SBC, (2022). CNE aprova normas sobre computação na educação básica. Disponível em: [link]. Acesso em 28/08/2022

Shrestha, Niva, (2022) "Self-Efficacy Development in Elementary-aged Learners through Dance as an Algorithmic Thinking Tool" (2022). Honors Theses. 848. [link]

Silva, Denise Karoline da. Dança, consciência e corporeidade na Educação Física: análise de conteúdo da produção acadêmica (2014-2016). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Wing, Jeannette M. (2006) Computational thinking. Commun. ACM, ACM, New York, NY, USA, v. 49, n. 3, p. 33–35, 3. ISSN 0001-0782. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/1118178.1118215.
Publicado
17/10/2023
SANTOS, Lara Morgado da Silva; HOGER, Mayara Dal Vesco; OLIVEIRA, Murilo Paulo de; MACHADO, Fabio Prado Galvão; AMARAL, Marília Abrahão. A corporeidade no desenvolvimento do pensamento computacional. In: WORKSHOP EM CULTURAS, ALTERIDADES E PARTICIPAÇÕES EM IHC (CAPAIHC), 2. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 26-31. DOI: https://doi.org/10.5753/capaihc.2023.236299.