Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa

  • Ronney Moreira de Castro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Sean Wolfgand Matsui Siqueira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-0864-2396
  • Sandrelena da Silva Monteiro Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo


Há uma demanda por mudanças na Educação, que implicam em repensar e inovar as práticas docentes. Esse trabalho apresenta a fundamentação para uma Didática da Computação, destacando a perspectiva da Aprendizagem Ativa (AA). Para o embasamento de Ensino de Computação e conteúdos e disciplinas correspondentes, realizei uma análise dos documentos da legislação e referenciais de formação de Cursos da Área da Computação no Brasil. Considerando as categorias emergentes das relações entre os elementos do triângulo didático, concebi o Hexágono da Didática. Esta representação possibilita um olhar integrado dos vértices e diagonais, bem como planejar o espaço-tempo de interconexão entre o saber-fazer docente. O Mapeamento Sistemático apoiou o entendimento e a construção de um artefato para disseminação de técnicas e tecnologias relacionadas a AA no ensino de Computação no Brasil. Entrevistas com docentes foram realizadas e analisadas com base no Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS) para promover uma reflexão sobre a prática docente com base no Hexágono proposto. Deste modo, a tese aqui resumida contribui para apoiar a estruturação desta área no Brasil, bem como promover uma reflexão das práticas atuais e propiciar a disseminação de técnicas e tecnologias.

Palavras-chave: Aprendizagem Ativa, Ensino de Computação, Práticas de Ensino, Método de Explicitação do Discurso Subjacente

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Publicado
24/11/2020
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CASTRO, Ronney Moreira de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui; MONTEIRO, Sandrelena da Silva. Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 31-40. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.31.