Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis para Apoiar a Educação Inclusiva

  • Andreza Bastos Mourão Universidade do Estado do Amazonas
  • José Francisco de Magalhães Netto Universidade Federal do Amazonas

Resumo


A Educação Inclusiva está diretamente relacionada com as práticas pedagógicas que apoiam métodos significativos e acessíveis promovendo a igualdade de oportunidades e a valorização dos estudantes. No entanto, ainda são necessários modelos efetivos que apoiem estas práticas. Neste sentido, este trabalho contribui apresentando um Modelo Inclusivo que utiliza o processo de Engenharia de Requisitos para apoiar o desenvolvimento de recursos educacionais. Foram realizados estudos de caso para consolidar o Modelo, evidenciando sua eficiência e contribuição. Como resultados destacamos a promoção de uma prática inovadora e inclusiva, o incentivo de um ambiente igualitário e socioemocional e um impacto acadêmico positivo.

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Acessibilidade, Objetos de Aprendizagem

Referências

Abedi, J., & Faltis, C. Teacher assessment and the assessment of students with diverse learning needs. Review of Research in Education, 39, vii–xiv, 2015.


Bispo Jr, Esdras Lins et al. Tecnologias na Educação em Computação: Primeiros Referenciais. Revista Brasileira de Informática na Educação. Acesso em: 18/05/2020.


Bittencourt, Ig & Isotani, Seiji. Informática na Educação baseada em Evidências: Um Manifesto. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2018.


Borges L. C. L. F., Araujo M. R. R., C. Maciel and E. P. S. Nunes. Participatory design for the development of inclusive educational technologies: A systematic review. IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), Eire, PA, 2016, pp. 1-9, 2016


Boyle, T.; Cook, J.; Windle, R.; Wharrad, H.; Jeeder, D.; Alton, Rob. An Agile method for developing learning objects. Proceedings of the 23rd annual ascilite conference: Who’s learning? Whose technology? Sydney, Australia, 2006.


Braga, J. C.; dotta, S.; pimentel, E.; stransky, B. Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade. In: XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC/I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - DESAFIE. Curitiba – PR, 2012.


Braga, Juliana Cristina. Objetos de Aprendizagem: Metodologia de Desenvolvimento. Santo André: Editora da UFABC, vol. 2, 2015.


Brasil. Decreto nº 13.146, de 06/07/2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso: 05/05/2020.


Globalization of Learning. Teaching and Learning in Higher Education: Models of Inclusive and Intercultural Education. Avaiable in: http://www.queensu.ca/teachingandlearning/modules/home.html. Acess in 08/2019.


Gomes, E. R.; Silveira, R. A.; Viccari, Rosa Maria. Objetos Inteligentes de Aprendizagem: Uma Abordagem baseada em Agentes para Objetos de Aprendizagem. Anais do XV SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.


Grace Skrzypiec, Helen Askell-Williams, Phillip Slee & Adrian Rudzinski (2015): Students with Self-identified Special Educational Needs and Disabilities (si-SEND): Flourishing or Languishing!, International Journal of Disability, Development and Education.


Graciotto Silva, M. A., Barbosa, E. F., Maldonado, J. C. (2011). Model driven development of learning objects. In 41st ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, p. F4E–1–F4E–6, Rapid City, SD, EUA.


Gray, Dave. Empathy Map. Disponível em: https://gamestorming.com/empathy-mapping/. Acessado em: 21 janeiro de 2018.


Jansen, A.; Van Mechelen, M.; Slegers, K. “Personas and Behavioral Theories: A Case Study Using Self-Determination Theory to Construct Overweight Personas”. In: Proceedings of the 2017 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, 2017.


Macedo, Claudia & Ulbricht, Vania. Accessibility Guidelines for the Development of Learning Objects. Procedia Computer Science. Volume 14. 155–162, 2012.


Mourão, Andreza B., Netto, José Francisco. APP MIDOAA: Objeto de Aprendizagem Acessível para Apoiar Estudantes com deficiência Auditiva. (CBIE/APP_Edu 2019), 2019c.


Mourão, Andreza B., Netto, José Francisco. Inclusive Model for the Development and Evaluation of Accessible Learning Objects for graduation in Computing: A Case Study. In: FIE 2018 - 48th Annual Frontiers In Education Conference, San Jose, Califórnia, 2018a.


Mourão, Andreza B., Netto, José Francisco. MIDOAA: Inclusive Model of Development of Accessible Learning Objects. In: FIE 2018 - 48th Annual Frontiers In Education Conference, 2018, San Jose, California, 2018b.


Mourão, Andreza B., Netto, José Francisco. Modelo Inclusivo de Desenvolvimento e Avaliação de Objetos de Aprendizagem Acessíveis para o Ensino Superior em Computação. (CBIE/SBIE 2016), 2016.


Mourão, Andreza Bastos., Netto, José Francisco de Magalhães. Inclusive Model Application Using Accessible Learning Objects to Support the Teaching of Mathematics. Informatics in Education. 18. 213-226, 2019a.


Mourão, Andreza Bastos., Netto, José Francisco de Magalhães. SIMROAA: Multi-Agent Recommendation System for Recommending Accessible Learning Objects. In: FIE 2019 - 49th Annual Frontiers In Education Conference, Cincinnati, Ohio, 2019b.


Mourão, Andreza Bastos., Netto, José Francisco. Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. 2019. 206 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019d.


Neto, G.G.C., a.S. Gomes, and Patrícia Tedesco. Elicitation of Collaborative Learning Systems Requirements Centered on Group Activity. Anais do XIV Brazilian Symposium on Informatics in Education (2003).


Nielsen, Jakob. Heuristic evaluation. In Nielsen, J., and Mack, R.L. (Eds.), Usability Inspection Methods, John Wiley & Sons, New York, NY, 1994.


Queiros, L. M.; Da Silveira, D. S.; Da Silva, C. N.; Vilar, G.: LODPRO: learning objects development process. In: Journal of the Brazilian Computer Society, 2016.


Radabaugh, M. P.. Study on the Financing of Assistive Technology Devices of Services for Individuals with Disabilities - A report to the president and the congress of the United State, National Council on Disability, Março de 1993.


Restrepo, Emmanuelle Gutiérrez Y, Carlos Benavidez, and Henry Gutiérrez. The Challenge of Teaching to Create Accessible Learning Objects to Higher Education Lecturers. Procedia Computer Science 14. Dsai, 2012.


Siqueira, Maria das Graças Soares; AGUILLERA, Fernanda. Modelos e Diretrizes para uma Educação Inclusiva: Revisão de Literatura. Revista Educação Especial, Santa Maria, 2015.


Wiley, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In: The Instructional Use of Learning Objects. In D. A. Wiley, 2001.


Yin, Robert. Estudo de Caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2001.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MOURÃO, Andreza Bastos; NETTO, José Francisco de Magalhães. Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis para Apoiar a Educação Inclusiva. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 42-51. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.42.