Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis para Apoiar a Educação Inclusiva

  • Andreza Bastos Mourão Universidade do Estado do Amazonas
  • José Francisco de Magalhães Netto Universidade Federal do Amazonas

Resumo


A Educação Inclusiva está diretamente relacionada com as práticas pedagógicas que apoiam métodos significativos e acessíveis promovendo a igualdade de oportunidades e a valorização dos estudantes. No entanto, ainda são necessários modelos efetivos que apoiem estas práticas. Neste sentido, este trabalho contribui apresentando um Modelo Inclusivo que utiliza o processo de Engenharia de Requisitos para apoiar o desenvolvimento de recursos educacionais. Foram realizados estudos de caso para consolidar o Modelo, evidenciando sua eficiência e contribuição. Como resultados destacamos a promoção de uma prática inovadora e inclusiva, o incentivo de um ambiente igualitário e socioemocional e um impacto acadêmico positivo.

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Acessibilidade, Objetos de Aprendizagem

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Publicado
24/11/2020
MOURÃO, Andreza Bastos; NETTO, José Francisco de Magalhães. Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis para Apoiar a Educação Inclusiva. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 42-51. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.42.