AFP-OPA: Arcabouço para a Escolha de Pares na Online Peer Assessment

  • Leonam Cordeiro de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Selma Santos Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Andrey Pimentel Universidade Federal do Paraná

Resumo


Peer Assessment é um método de avaliação alternativo no qual os estudantes avaliam os trabalhos de seus colegas. Há relatos de estudantes sobre sentirem desconforto de avaliar e ser avaliado pelos pares. Foi proposto um arcabouço para a formação dos pares a partir de características dos estudantes e também um módulo de detecção de possíveis avaliações mal realizadas pelos estudantes, como apoio ao docente. Um experimento com 63 estudantes foi realizado e resultados iniciais indicam que os pares formados a partir de características pode ser uma maneira de mitigar estes desconfortos, assim como indicou um ganho de aprendizagem no momento que realizam as avaliações, ao invés de após o recebimento do feedback de suas atividades.

Palavras-chave: Formação de Pares, Avaliação de Pares Online, Agrupamento

Referências

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Publicado
24/11/2020
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OLIVEIRA, Leonam Cordeiro de; ROSA, Selma Santos; PIMENTEL, Andrey. AFP-OPA: Arcabouço para a Escolha de Pares na Online Peer Assessment. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 73-82. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.73.