Diquinha: Aplicativo móvel para auxiliar no processo de aprendizado não formal em museus

  • Adilmar C. Dantas Universidade Federal de Uberlândia
  • Michel S. Xavier Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme B. Guimarães Universidade Federal de Uberlândia
  • Heidie S. Torres Universidade de Uberlândia
  • Eduardo K. Takahashi Universidade Federal de Uberlândia
  • Sara L. Melo Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcelo Z. do Nascimento Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0003-3537-0178

Resumo


Este trabalho apresenta um aplicativo para atuar como monitor virtual de Museus de Ciências. A aplicação é responsável por fornecer informações sobre exposições e curiosidades dos artefatos disponíveis no espaço do museu. O desenvolvimento consistiu em observações realizadas pelos desenvolvedores durante a realização de visitas ao museu, em conjunto com as informações levantadas pelos monitores presentes no museu. Para a identificação dos artefatos das exposições foi utilizado uma ferramenta para o desenvolvimento de códigos QR que possibilitou uma correta identificação dos artefatos. Para avaliar a aplicação foi realizado um experimento em um museu com aproximadamente 30 artefatos catalogados, que foram devidamente fotografados para a inserção no aplicativo. Além disso, cada artefato foi inserido informações relevantes para utilização e manuseio, por meio de uma linguagem simples e informal, com o intuito de aumentar o interesse dos visitantes.

Palavras-chave: Aplicativo móvel, Aprendizado Não Formal, Museus, Monitor Virtual

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Publicado
24/11/2020
DANTAS, Adilmar C.; XAVIER, Michel S.; GUIMARÃES, Guilherme B.; TORRES, Heidie S.; TAKAHASHI, Eduardo K.; MELO, Sara L.; NASCIMENTO, Marcelo Z. do. Diquinha: Aplicativo móvel para auxiliar no processo de aprendizado não formal em museus. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 95-103. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.95.