Simulador de Volumetria - Uma Ferramenta para Auxiliar o Ensino Remoto de Conceitos de Titulação
Resumo
Em época de pandemia e quarentena, em que aulas presenciais não podem ser realizadas, as escolas voltam suas atenções para aulas remotas e tecnologias de informação e comunicação. Neste contexto, a Química é uma Ciência caracterizada pela prática em laboratório, na qual a experimentação deve ser trabalhada em paralelo à teoria. O simulador computacional proposto objetiva auxiliar o ensino de conceitos de volumetria (neutralização, precipitação, óxido-redução e complexação) fora do laboratório de Química. Para tanto, o simulador permite trabalhar conceitos relacionados à técnica de titulação, podendo ser utilizado por professores e estudantes em disciplinas do ensino fundamental médio e/ou superior.
Referências
Bertolini, C., Braga, J., Pimentel, E., Ramos, S (2013) “Laboratório Virtual Interativo para reprodução de Experimentos de Química através de Dispositivos Móveis”. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE 2013), p. 285–295.
Brooke, J. (1986) “SUS-A Quick and Dirty Usability Scale” Usability Evaluation in Industry, p.189-194.
Brown, T. (2010) “Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias.” Rio de Janeiro: Elsevier.
Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., Bond, M.(2020) “The difference between emergency remote teaching and online learning”, EDUCAUSE Review, https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning, Agosto.
Kotz, J., Treichel, P., Weaver, G. (2011) “Química geral e reações químicas”, Vol 2. 6.Edição, ed. CENGAGE Learning, São Paulo, p. 757, 2011.
LJ Create (2020), “Chemistry Simulation Software”, http://www.ljcreate.com/us/programs/middle-and-high-school/science/hardware/212/chemistry-simulation-software-detail, Agosto.
Liu, Y., Ning, Z., Chen, Y. et al. (2020) “Aerodynamic analysis of SARS-CoV-2 in two Wuhan hospitals”, Nature 582, p. 557–560.
Locatelli, A., Zoch, A., Trentin, M. (2015) “TICs no Ensino de Química: Um Recorte do “Estado da Arte”, Revista Tecnologias na Educação, Ano 7, n. 12.
Martin, R. (2008) “Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship”, Prentice Hall.
Matera (2020) “Requisitos Ágeis – o que de fato agrega valor?”, http://www.matera.com/blog/post/requisitos-ageis-o-que-de-fato-agrega-valor, Agosto.
Nielsen, J. (1994) “Heuristic evaluation”, In Nielsen, J., and Mack, R. L. (Eds.), Usability Inspection Methods, John Wiley & Sons, New York, 25-64.
Peruzzo. F., Canto. E. (2010) “Química na abordagem do cotidiano”, Vol 2, 4ª Edição, Ed. Moderna, SãoPaulo, p. 34.
PhET (2020) “PhET Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder”, https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/browse, Agosto.
Preece, J., Rogers, Y., Sharp, H. (2005) “Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador”, Porto Alegre: Bookman.
Pressman, R. (2016) “Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional”, Ed. Bookman McGraw Hill.
Silva, G., Magalhães Netto, J., Souza, R.(2016) “A Abordagem Didática da Simulação Virtual no Ensino da Química: Um Olhar para os Novos Paradigmas da Educação”, In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Anais... XXII Workshop de Informática na Escola.
Sommerville, I. (2016) “Engenharia de Software”, São Paulo: Pearson Prentice Hall. Todos Pela Educação (2020) “Ensino a distância Educação Básica frente à pandemia da Covid-19”, https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf, Agosto.
Unesco (2020) “Global Monitoring of school closures caused by COVID-19”, https://en.unesco.org/themes/education-emergencies/coronavirus-school-closures, Agosto.
Unicef (2020) “Covid-19: Mais de 95% das crianças estão fora da escola na América Latina e no Caribe”, https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-95-por-cento-das-criancas-fora-daescola-na-america-latina-e-caribe, Agosto.
Vianna, M., Vianna, Y., Adler, I., Lucena, B., Russo, B. (2012) “Design Thinking: inovação em negócios”, Rio de Janeiro: MJV Press.