Proposta de Simulador de Coordenação de Cursos de Graduação utilizando Indústria e Educação 4.0
Resumo
O sucesso de um Curso Superior não está atrelado de forma geral apenas a direção e gestão de uma Instituição de Ensino Superior (IES), mas também da coordenação do curso. O coordenador deve possuir diversas competências, pois deverá responder pelas funções pedagógicas, políticas, gerenciais, institucionais e administrativas. Algumas IES não possuem uma regra, concurso ou base para definir um coordenador, sendo este na maioria das vezes indicado ou selecionado por diversos outros motivos, não priorizando as competências profissionais, já citadas aqui, para atuar nesta área, o que muitas vezes leva ao insucesso do curso. Com o advento da Indústria e da Educação 4.0, propõe-se o estudo sobre a criação de um Simulador de Coordenação 4.0, que servirá de base para treinar e coletar informações, com a ajuda das TICs, sobre as competências de docentes candidatos ao cargo, realizando a análise de dados qualitativos para uma melhor seleção de um coordenador de curso.
Referências
Canan, S. R., & Eloy, V. T. (2016). Políticas de avaliação em larga escala: o ENADE interfere na gestão dos cursos? Revista Práxis Educativa. https://doi.org/10.5212Cury,
C. R. J. (2016). Vinte anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Jornal de Políticas Educacionais UFPR, 10(20). https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v10i20.49964
Delpino, R., Candido, M. L. B., Mota, A. C. da, Campos, L., & Dejuste, M. T. (2008). Ensino Superior: O novo perfil do Coordenador de Cursos. XII INIC, VIII EPG e II INIC Jr -UNIVAP -2008. http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/
Florencio, F. de A., Moreno, E. D., Macedo, H., Salgueiro, R. J. P. de B., Santos, F. A. O., & Nascimento, F. B. do. (2018). Intrusion Detection via Multilayer Perceptron using a Low Power Device. ACM International Conference Proceeding Series. https://doi.org/https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/3293614.3293642
Freitas, C. A. O. de. (2019). Algoritmo memético cultural para otimização de problemas de variáveis reais. Tese de Doutorado Do Programa de Pós-Graduação Em Engenharia Elétrica PPGEE/ITEC Da UFPA.
Gualda, L. C. (2019). Educador 4.0: Impactos da Revolução Tecnológica na Prática Docente. Rehutec -Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, 9(1). http://www.fatecbauru.edu.br/ojs/index.php/rehutec/article/view/430
Kanan, L. A., & Zanelli, J. C. (2011). Características do trabalho de coordenadores de curso no contexto universitário. REP -Revista Espaço Pedagógico, 18, 151–170. https://doi.org/https://doi.org/10.5335/rep.2013.2072
Noguez, J. H. S., Tillmann, Costa, A. L. da, & Duarte, G. D. (2016). Os Saberes e Práticas do Coordenador de Curso de Graduação na Universidade de Pelotas. XI Apned Sul -Reunião Científica Regional Da ANPED, 6. http://www.anpedsul2016.ufpr.br/
Silva, D. J. A. da. (2012). Algoritmos culturais com abordagem memética e multipopulacional aplicados a problemas de otimização. Programa de Pós-Graduação Em Engenharia Elétrica Da UFPA. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/3391
Vaz, C. E. V., Schneider, J. P., Silva, M. V. da, Rodrigues, R. N. B., & Stofella, A. (2019). A interação de usuários em espaçoslivres: simulações com agentes autônomos. PARC Pesquisa Em Arquitetura e Construção, 10. https://doi.org/https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8651586