Navegando no Mundo do Pensamento Computacional
Resumo
Este artigo apresenta um protótipo do software denominado Navegando no Mundo do Pensamento Computacional (PC), um jogo desenvolvido no MIT App Inventor e no Kodular, com o objetivo de contribuir para a formação de educadores no ensino dessa habilidade, motivação para que esse público busque recursos diversos, tornando suas práticas habituais sistêmicas nesse tema. Esse modelo é um dos objetos de aprendizagens propostos na pesquisa de uma mestranda do PPCA-UFPA, sobre essa mesma temática, com a coparticipação de um docente licenciado em pedagogia.
Referências
Bombasar, J. et al. Ferramentas para o Ensino-Aprendizagem do Pensamento Computacional: onde está Alan Turing? Bombasar, 2015. Disponível em:
Brackmann, C. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica.226p.Tese(Pós-Graduação em Informática na Educação) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em:
Currículo de Referência em Tecnologia e Computação -CIEB. Encontrado em:
Filatro, A.; Cavalcanti, C. C. Metodologias Inovativas na Educação Presencial, a Distância e Corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.
Greff, G. V, Peres, A., Bertagnolli, S.C. Revista-(2018) “Aprendizagem em Movimento: um Relato de Experiência de Prática Docente do Pensamento Computacional Através do M-learning e U-Learning”. Revista THEMA, 2018.
Ulbrichr R.; BatistaC. R.; Vanzin, T. (orgs.). Gamificação na Educação. São Paulo: Cultural, 2014.
Valente, A. J. et. al. “Alan Turing tinha Pensamento Computacional? Reflexões sobre um campo em construção”. Revista tecnologias, sociedade e conhecimento, 2017.
Valletta, Débora. Desenvolvimento profissional docente no contexto da aprendizagem ubíqua: um modelo para o ciclo de formação continuada. 109p. Dissertação (Mestrado em Educação) -Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: