Navegando no Mundo do Pensamento Computacional

  • Katia Regina P. Araujo Universidade Federal do Pará
  • Humberto J. Baia Neto SEMED Ananindeua
  • Otavio Noura Teixeira Centro Universitário do Pará

Resumo


Este artigo apresenta um protótipo do software denominado Navegando no Mundo do Pensamento Computacional (PC), um jogo desenvolvido no MIT App Inventor e no Kodular, com o objetivo de contribuir para a formação de educadores no ensino dessa habilidade, motivação para que esse público busque recursos diversos, tornando suas práticas habituais sistêmicas nesse tema. Esse modelo é um dos objetos de aprendizagens propostos na pesquisa de uma mestranda do PPCA-UFPA, sobre essa mesma temática, com a coparticipação de um docente licenciado em pedagogia.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Formação de Educadores, App Inventor, Kodular

Referências

Base Nacional Comum Curricular, BNCC/2017. Encontrada em: . Acesso em: 19 ago. 2019.


Bombasar, J. et al. Ferramentas para o Ensino-Aprendizagem do Pensamento Computacional: onde está Alan Turing? Bombasar, 2015. Disponível em: Acesso em: 19 ago. 2019.


Brackmann, C. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica.226p.Tese(Pós-Graduação em Informática na Educação) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 jul.2020.


Currículo de Referência em Tecnologia e Computação -CIEB. Encontrado em: . Acesso em: 18 jul. 2020.


Filatro, A.; Cavalcanti, C. C. Metodologias Inovativas na Educação Presencial, a Distância e Corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.


Greff, G. V, Peres, A., Bertagnolli, S.C. Revista-(2018) “Aprendizagem em Movimento: um Relato de Experiência de Prática Docente do Pensamento Computacional Através do M-learning e U-Learning”. Revista THEMA, 2018.


Ulbrichr R.; BatistaC. R.; Vanzin, T. (orgs.). Gamificação na Educação. São Paulo: Cultural, 2014.


Valente, A. J. et. al. “Alan Turing tinha Pensamento Computacional? Reflexões sobre um campo em construção”. Revista tecnologias, sociedade e conhecimento, 2017.


Valletta, Débora. Desenvolvimento profissional docente no contexto da aprendizagem ubíqua: um modelo para o ciclo de formação continuada. 109p. Dissertação (Mestrado em Educação) -Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: Wing, J.M. “Computational thinking.” Comunications of the ACM, n.3, vol. 49, p. 33-35, março 2006.
Publicado
24/11/2020
ARAUJO, Katia Regina P.; BAIA NETO, Humberto J.; TEIXEIRA, Otavio Noura. Navegando no Mundo do Pensamento Computacional. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 219-225. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.219.