MREPSA: Modelo de Recomendação de Estratégias Pedagógicas baseado em Aspectos Socioafetivos do Aluno em Ambiente Virtual de Aprendizagem

  • Carla Adriana Barvinski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patricia A. Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Este artigo investiga a construção de um modelo de recomendação de estratégias pedagógicas baseado nos aspectos socioafetivos do aluno em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A metodologia da pesquisa é de natureza aplicada, de caráter exploratório, dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa baseada em estudo de casos múltiplos. O público-alvo da pesquisa são professores universitários. Os resultados apresentados apontam que as recomendações fornecidas são pertinentes com os estados socioafetivos dos estudantes. Ressaltam, ainda, que as sugestões são adequadas e úteis como ferramenta de apoio ao professor. Desse modo, as EP auxiliam a compreender a situação em que o aluno se encontra, ao mesmo tempo, que provêm sugestões de ação pedagógica em resposta ao momento que este está passando. Dessa forma, o MREPSA constitui importante suporte tecnológico de apoio ao docente no atendimento às necessidades afetivas e sociais do aluno no ambiente virtual.

Palavras-chave: Estratégias Pedagógicas, Recomendação, Aspectos Socioafetivos

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Publicado
22/11/2021
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BARVINSKI, Carla Adriana; BEHAR, Patricia A.. MREPSA: Modelo de Recomendação de Estratégias Pedagógicas baseado em Aspectos Socioafetivos do Aluno em Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 10. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 41-50. DOI: https://doi.org/10.5753/wcbie.2021.219019.