Cordel Aumentado: Um aplicativo para utilização da realidade aumentada aplicada na literatura de cordel

  • Ezequiel França dos Santos USP

Resumo


O Cordel Aumentado é um aplicativo de realidade aumentada que tem como objetivo ser uma ferramenta auxiliar de ensino de literatura, no contexto da literatura de cordel. O aplicativo busca estimular os alunos a explorarem os elementos da literatura de cordel, possibitando-os criarem varais de cordeis digitais e interativos, em um ambiente de mundo compartilhado, além da possibilidade de interação através de marcadores, criados através das imagens de xilogravuras características da literatura de cordel, possibilitando uma nova forma de interação da literatura tradicional de cordel e modernas técnicas de realidade aumentada.

Palavras-chave: Realidade aumentada, Literatura, Cordel

Referências

Haurélio, M. (2018). Breve história da literatura de cordel , volume 2. Claridade.

TORI, R. and HOUNSELL, M. d. S. o. (2020). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Editora SBC, Porto Alegre, 3 edition.
Publicado
22/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Ezequiel França dos. Cordel Aumentado: Um aplicativo para utilização da realidade aumentada aplicada na literatura de cordel. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 10. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 163-167. DOI: https://doi.org/10.5753/wcbie.2021.218091.