Skills-CT: Um Modelo para classificação dos Estágios Cognitivos das habilidades do Pensamento Computacional e desenvolvimento da Aprendizagem Criativa

Resumo


Este de artigo apresenta o Modelo Skills-CT, relacionando os Pilares do Pensamento Computacional (PC) e Estágios Cognitivos no processo de resolução de problemas e posteriormente aplicado em uma disciplina de Programação com Python. O intuito do Modelo Skills-CT é auxiliar o docente a ter uma avaliação mais completa, para cada uma das competências do Pensamento Computacional do educando, subsidiando o processo de ensino aprendizagem. Os resultados deste estudo mostram que a classificação dos Estágios Cognitivos de cada habilidade do PC foi relevante para a criação de atividades mais específicas com base nas dificuldades e fragilidades de aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Estágios Cognitivos, Aprendizagem Criativa

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Publicado
16/11/2022
SILVA, Tatyane S. C. da; TEDESCO, Patrícia C. de A. R.; MELO, Jeane C. B. de. Skills-CT: Um Modelo para classificação dos Estágios Cognitivos das habilidades do Pensamento Computacional e desenvolvimento da Aprendizagem Criativa. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - TESES DE DOUTORADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226348.