Identificação de Estratégias Cognitivas Elaboradas por Estudantes na Resolução de Situações-Problema em Matemática por Meio de uma Ferramenta Digital
Resumo
Este artigo descreve a tese de doutorado, de mesmo título, defendida pela autora em maio de 2022. A pesquisa, de caráter qualitativo e objetivo exploratório-descritivo, centrada na teoria piagetiana, investigou como identificar evidências de estratégias cognitivas elaboradas por estudantes durante a resolução de situações-problema em matemática, vinculadas ao pensamento algébrico, e de que forma obtê-las por meio de um Aplicativo de Apoio à Ação Pedagógica (appAAP), produzido no decorrer da pesquisa. Entre as contribuições do estudo, além da própria aplicação tecnológica, destacam-se a concepção do modelo de avaliação e do método de identificação de evidências de estratégias cognitivas implementado e testado no appAAP.
Referências
Almeida J.R. E Santos, M. C. S. (2017) “Pensamento Algébrico: Em Busca De Uma Definição”, Revista Paranaense De Educação Matemática (RPEM), Campo Mourão, PR, V.6, N.10, P. 34-60.
Barbosa, S. D. J. e Silva, B. S. (2010) “Interação Humano-Computador”, Elsevier, Rio De Janeiro.
Brooke, J.et al. (1996) “Sus: A Quick And Dirty Usability Scale: Usability Evaluation”, In: Industry, London.
Gray, D. E. (2012) “Pesquisa No Mundo Real”, Penso, Porto Alegre, RS.
Hoffmann, J. (2018) “Avaliação Mediadora: Uma Prática Em Construção Da Pré-Escola À Universidade”, Mediação, Porto Alegre, RS.
Inhelder, B. (1978) “Las Estratégias Cognitivas: Aproximacion Al Estúdio De Los Procedimentos De Resolucion De Problemas. Tradiccion De César Coll. Facultad De Psicologia Y Ciencias De La Educación”, Universidad De Ginebra, Anuário De Psicologia, Genebra.
Molon, J. (2022). “Identificação de estratégias cognitivas elaboradas por estudantes na resolução de situações-problema em matemática por meio de uma ferramenta digital”, Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação, Programa de Pós Graduação em Informática na Educação, Ori.: Franco, Sérgio Roberto Kieling, Porto Alegre, BR-RS.
Molon, J., Nicolao, M. E Franco, S. R. K. (2020) “Ferramentas Digitais Para A Avaliação Do Processo De Aprendizagem: Um Mapeamento Sistemático Da Literature”, Renote, Porto Alegre, V. 18, P. 501-510.
Nielsen, J. (1993) “Usability Engineering”, Academic Press, San Diego.
Perrenoud, P. (1999) “Construir As Competências Desde A Escola”, Artes Médicas Sul, Porto Alegre, RS.
Perrenoud, P. (2007) “Avaliação: Da Excelência À Regulação Das Aprendizagens: Entre Duas Lógicas”, Artmed, Porto Alegre, RS.
Pestana M. I. G. Et Al. (1999) “Matrizes Curriculares De Referência Para O SAEB”, Inep, Brasília.
Piaget, J. (1976) “A Equilibração Das Estruturas Cognitivas: Problema Central Do Desenvolvimento”, Zahar, Rio De Janeiro.
Piaget, J. (1982) “O Nascimento Da Inteligência Na Criança”, Zahar, Rio de Janeiro.
Piaget, J. et al. (1995) “Abstração Reflexionante: Relações Lógico-Aritméticas E Ordem Das Relações Espaciais”, Artes Médicas, Porto Alegre.
Pressman, R.S. e Maxim, B. R. (2016) “Engenharia De Software: Uma Abordagem Profissional”, Tradução De João Eduardo Nóbrega Tortello. AMGH, Porto Alegre, RS.
Santos, P.; Cook, J.; Hernández-Leo, D. (2015) “M-Assist: Interaction And Scaffolding Matters In: Authentic Assessment. Educational Technology & Society, v.18, 33–45.
Saputra, I.; Budiyanto, C. e Hatta, P. (2017) “The Development of a Competency Testing Systems: Adopting TAM to Explore User’s Acceptance”. IJIE, Indonesian.
Sharp, H. Rogers, Y. e Preece, J. (2007) “Interaction Design: Beyond Human Computer Interaction’, John Wiley & Sons, England.
Steif, P. S.; Fu, L. e Kara, L.B. (2016) “Providing Formative Assessment to Students Solving Multipath Engineering Problems with Complex Arrangements of Interacting Parts: an Intelligent Tutor Approach”. Interactive Learning Environments, UK, v.24.