Modelagem Estatística do Tempo de Permanência de Estudantes no Estado de Confusão Através de Análise de Sobrevivência Multivariada - CTD-IE

Resumo


Emoções possuem um impacto significativo no processo de aprendizagem. Em especial, a emoção acadêmica da confusão pode possuir um papel tanto positivo quanto negativo durante atividades educacionais. Embora a confusão possa fomentar deliberações intencionais sobre o assunto tratado, um aluno que permanece confuso por um longo período de tempo pode vir a transacionar para emoções acadêmicas puramente negativas. Este artigo apresenta os resultados obtidos através da análise de dados obtidos de 25 alunos que fizeram uso do sistema tutor inteligente PAT2Math e realizaram um teste de personalidade, destacando a influência de diferentes traços de personalidade e desempenho anterior em álgebra no tempo de permanência dos alunos na emoção acadêmica de confusão. Através de modelagem estatística sob a ótica da análise de sobrevivência, foi possível identificar e modelar diferenças estatisticamente significativas no tempo de permanência em confusão de alunos com traços distintos de personalidade e conhecimento prévio de álgebra.

Palavras-chave: Emoções, Confusão, Análise de Sobrevivência Multivariada, Permanência

Referências

Goldoni, D., Reis, H. M., and Jaques, P. (2022). Modelagem estatística do tempo de permanência do aluno em confusão via análise de sobrevivência multivariada. In SBIE 2022 - Trilha 4: Sistemas Inteligentes e Adaptativos.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
GOLDONI, Diógines D'Avila; REIS, Helena M.; JAQUES, Patrícia A.. Modelagem Estatística do Tempo de Permanência de Estudantes no Estado de Confusão Através de Análise de Sobrevivência Multivariada - CTD-IE. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 47-47. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226291.