MeTA: Um Método para Avaliação de Tecnologias Educacionais Acessíveis

Resumo


Esta pesquisa investigou o MeTA: Método para a Avaliação de Tecnologias Educacionais (TEs) acessíveis, que foi desenvolvido a partir de uma demanda do Ministério da Educação, em um processo inspirado na Avaliação Heurística e embasado no Design Universal. O MeTA busca promover o entendimento de acessibilidade sob uma perspectiva inclusiva, oferecendo diretrizes para capacitar e instrumentalizar avaliadores envolvidos com a seleção de TEs. O método foi avaliado em diferentes contextos e um site foi desenvolvido para apoiar sua disseminação e uso. Os resultados indicaram a utilidade e facilidade de uso do MeTA para apoiar a avaliação de TEs acessíveis e produziram insumos para seu aperfeiçoamento.

Palavras-chave: Design Universal, Avaliação de Acessibilidade, Tecnologia Educacional, Educação Inclusiva

Referências

Bastien, C. e Scapin, D. (1993) “Critérios Ergonômicos para Avaliação de Interfaces Homem–Computador”, http://www.labiutil.inf.ufsc.br, julho.

Binda, R. P. et al. (2018) “Artefato para representação interativa de diretrizes para produção de material educacional acessível”, https://repositorio.ufsc.br, junho.

Brasil. (2018) “Edital de Convocação 25/2018 – SEB. [Edital de Convocação para o Processo de Inscrição, Avaliação e Precificação de Tecnologias Educacionais para a Educação Básica]”, Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica, Brasil, ano 62, n. 25, p. 58, https://tecnologiaeducacional.mec.gov.br, junho.

Brasil. (2014) “e-MAG: Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico”, Brasília - DF: MP, SLTI, http://emag.governoeletronico.gov.br, junho.

Connell, B. R., Jones, M., Mace, R., Mueller, J., Mullick, A., Ostroff, E., Sanford, J., Steinfeld, E., Story, M. e Vanderheiden, G. (1997) “The principles of Universal Design”, https://projects.ncsu.edu, junho.

Davis, F. D., Bagozzi, R. P. e Warshaw, P. R. (1989) “User Acceptance of Computer Technology: A Comparison of Two Theoretical Models”, Manage sci., New York, v. 35, n. 8, p. 982-1003.

ETSI, CCEN. (2018) “Accessibility requirements suitable for public procurement of ICT products and services in Europe”, https://www.etsi.org, julho.

Macedo, C. M. S. (2013) “Diretrizes de acessibilidade em conteúdos didáticos”, InfoDesign: Revista Brasileira de Design da Informação, v. 10, n. 2, https://infodesign.emnuvens.com, junho.

Maeda, J. (2007) “As leis da simplicidade”, Novo Conceito.

Menezes, K. M. L. (2021) “MeTA: Um Método para Avaliação de Tecnologias Educacionais Acessíveis sob a perspectiva do Design Universal”, Orientador: Roberto Pereira, 172 f, Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós-graduação em Informática, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, http://www.prppg.ufpr.br/site/ppginformatica, julho.

NCSU. (2020) “Universal Design Principles”, http://www.ncsu.edu, julho.

Silva, Filho F. e Amarilho. (2017) “Normas de Acessibilidade: o Repositório de Objetos Educacionais para Educação Profissional e Tecnológica – PROEDU”, https://ead.ifrn.edu.br, julho.

Ortiz, J., Moreira, C., Menezes, K., Ferrari, B., Junior, D. e Pereira, R. (2021) “Computational Thinking for Digital Culture Development: discussions based on a practical experience”, X Latin American Conference on Human Computer Interaction, https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3488392.3488401, julho.

Ortiz, J., Moreira, C., Menezes, K., Ferrari, B., Junior, D. e Pereira, R. (2022, No prelo) “Computational Thinking and Mental Models: Promoting Digital Culture in the Youth and Adult Education”, Interacting with Computers.

Stephanidis, C. (2012) “The encyclopedia of human-computer interaction. The encyclopedia of human-computer interaction”, https://www.interaction-design.org, junho.

USA. (2020) “Section 508 of the Rehabilitation Act”, http://www.section508.gov, julho.

W3C BRASIL. (2018) “Web Content Accessibility Guidelines 2.0”, https://www.w3c.br, junho.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MENEZES, Krissia Mikaelly Lopes; PEREIRA, Roberto. MeTA: Um Método para Avaliação de Tecnologias Educacionais Acessíveis. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 52-61. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226355.