MeTA: Um Método para Avaliação de Tecnologias Educacionais Acessíveis

Resumo


Esta pesquisa investigou o MeTA: Método para a Avaliação de Tecnologias Educacionais (TEs) acessíveis, que foi desenvolvido a partir de uma demanda do Ministério da Educação, em um processo inspirado na Avaliação Heurística e embasado no Design Universal. O MeTA busca promover o entendimento de acessibilidade sob uma perspectiva inclusiva, oferecendo diretrizes para capacitar e instrumentalizar avaliadores envolvidos com a seleção de TEs. O método foi avaliado em diferentes contextos e um site foi desenvolvido para apoiar sua disseminação e uso. Os resultados indicaram a utilidade e facilidade de uso do MeTA para apoiar a avaliação de TEs acessíveis e produziram insumos para seu aperfeiçoamento.

Palavras-chave: Design Universal, Avaliação de Acessibilidade, Tecnologia Educacional, Educação Inclusiva

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Publicado
16/11/2022
MENEZES, Krissia Mikaelly Lopes; PEREIRA, Roberto. MeTA: Um Método para Avaliação de Tecnologias Educacionais Acessíveis. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 52-61. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226355.