Um Método Baseado na Teoria da Resposta ao Item para Avaliação e Feedback Automático no Contexto de Educação Digital

Resumo


A avaliação dos conhecimentos é uma tarefa corriqueira na educação, seja para avaliar o aprendizado ou selecionar candidatos em vestibulares. Entretanto, exames deste tipo não fornecem aos estudantes qualquer contribuição significativa para o entendimento de seu desempenho. Este artigo provê um feedback formativo construído por meio da Teoria da Resposta ao Item tanto para estudantes quanto para professores. Um experimento foi realizado utilizando dados coletados em uma escola pública de ensino médio. Os resultados proporcionaram informações significativas que permitem elaborar um feedback capaz de fornecer diretrizes necessárias para investigar dificuldades dos estudantes e contribuir para um melhor rendimento no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Teoria da Resposta ao Item, Avaliação, Feedback

Referências

Monteiro, E. J. L. B., Leitão, G. S., and Barreto, R. S. (2021). Um método baseado na teoria da resposta ao item para avaliação e feedback automático no contexto de educação digital. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), 29:746–774.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MONTEIRO, Edwin; BARRETO, Raimundo. Um Método Baseado na Teoria da Resposta ao Item para Avaliação e Feedback Automático no Contexto de Educação Digital. In: CONCURSO ALEXANDRE DIRENE (CTD-IE) - DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 74-74. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226431.