MyTDAH - Game para Crianças TDAH
Resumo
Neste artigo, será apresentado o aplicativo MyTDAH, por meio da elaboração de atividades interativas, em formato de quiz (pergunta-alternativas resposta), com caracteristicas de usabilidade especificas, com temas relevantes por idade, sexo e tema de interesse, para crianças TDAH. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, para identificarmos os aspectos de usabilidade entre os usuários TDAH e aplicativos construídos especificamente para eles O jogo foi desenvolvido seguindo uma abordagem baseada no framework SCRUM e o modelo de processo de software incremental. Como resultado as informações obtidas foram utilizadas para definição de requisitos e design do MyTDAH.
Referências
Fernandes, A. H. (2011). Infância, Cultura e Mídia: Reflexões sobre o Narrar das Crianças na Contemporaneidade. Currículo Sem Fronteiras, V. 11, N. 1, P. 138-155.
Krča, M. (2016). Making Better Serious Games for Children With ADHD: Guidelines for Designing Motivational Video Game Training. Skövde.
Lima, R. P. (2018). Promoção do Interesse em Criança com Autismo a Partir de uma Plataforma Educacional Assistiva com Fantoche Eletrônico.
Nielsen, J. (2020). Usabilidade 101: Introdução á Usabilidade. [S. L.], 3 Jan. 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 Jul.
Novak, J. (2011). Game Development Essentials: An Introduction. 3ª ed. Clifton Park, Ny: Cengage Learning.
Pesantez, D. F. A.: Rivera, L. A. (2016). Augmented Reality Serious Games Design to Improve Attention Of Children With Adhd. Ieee 11ccc, P. 297-303.
Prensky, M. (2020). Really Good News About Your Children’s Video Game. Ensaios e Artigos de Marc, [S. L.], 15 Jun. 2003. Disponível em: [link].
Sales, G. L. Et Al. (2017). Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente. Conexões-Ciência E Tecnologia, V. 11, N. 2, P. 45-52.
Silva, M. C. A. P.; Maneira, A; Villachan-Lyra, P. (2018). Digital Educational Games: Inclusive Design Principles for Children with ADHD.
Silva, K. (2017). Mídia, Imaginação E Brincadeira De Crianças De Um Centro Municipal De Educação Infantil Em Santa Catarina. Pedagogia-Unisul Virtual.
Sinnari, D. (2018). Guidelines to Assist Building Effective Educational Applications and E-Games for Children With ADHD. Tese de Doutorado. University Of Surrey.
Souza, D.S. (2018) Game Quiz Águas da Ribeira: Relatório e Produção Técnica.