Rede Semântica de Mapas Conceituais Vidya Network

Resumo


O Vidya Network é uma ferramenta educacional multilíngue e multi-inquilinos destinada a gerenciar redes semânticas de mapas conceituais. Seu objetivo pedagógico é oferecer a professores e alunos um ambiente pedagógico interdisciplinar que permita o desenvolvimento de atividades colaborativas e cooperativas baseadas em mapas conceituais, cujas coleções pessoais formem um material potencialmente significativo para cada aluno, em acordo com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, e cujas enciclopédias de mapas conceituais formem um material de consulta útil à comunidade.

Palavras-chave: mapas conceituais, redes semânticas, aprendizagem significativa, aprendizagem colaborativa, aprendizagem cooperativa, enciclopédias colaborativas

Referências

ANDREU-ANDRÉS, M. A. Aprendizaje cooperativo o colaborativo:¿ Hay alguna diferencia en la percepción de los estudiantes universitarios? Revista Complutense de Educación, v. 27, n. 3, p. 1041-1060, 2016.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

AUSUBEL, D. P. et al. Educational psychology: A cognitive view. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1968.

AUSUBEL, D. P. A subsumption theory of meaningful verbal learning and retention. The Journal of general psychology, v. 66, n. 2, p. 213-224, 1962.

BARTHES, R. Elementos de semiologia. Editora Cultrix, 2012.

BERK, L. E.; WINSLER, A. Scaffolding Children's Learning: Vygotsky and Early Childhood Education. NAEYC Research into Practice Series. Volume 7. National Association for the Education of Young Children, 1509 16th Street, NW, Washington, DC 20036-1426 (NAEYC catalog# 146)., 1995.

BOIKO, V. A. T.; ZAMBERLAN, M. A. T. A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola. Psicologia em estudo, v. 6, n. 1, p. 51-58, 2001.

CHRISTENSEN, A. P. et al. Remotely Close Associations: Openness to Experience and Semantic Memory Structure. European Journal of Personality, v. 32, n. 4, p. 480–492, 2018.

DANZA, H. C. Conservação e mudança dos projetos de vida de jovens: um estudo longitudinal sobre Educação em Valores. 2019. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; JÚNIOR, J. A. V. A. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

FARNIA, F.; GEVA, E. Cognitive correlates of vocabulary growth in English language learners. Applied Psycholinguistics, v. 32, n. 4, p. 711-738, 2011.

FLESCH, R. A new readability yardstick. Journal of applied psychology, v. 32, n. 3, p. 221, 1948.

FONSECA, L. C. C.; MENEZES, C. S.; VICARI, R. M.; SOARES, J. An intelligent and contextual information retrieval environment for Lifelong Learning. In: 2008 38th Annual Frontiers in Education Conference. IEEE, p. S4G-20-S4G-24.

IHMC. CmapTools Release Notes. (2022). Disponível em https://cmap.ihmc.us/docs/cmaptools-release-notes. Acesso em outubro de 2022.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. Editora Cultrix, 2008.

JI, L. et al. Microsoft Concept Graph: Mining Semantic Concepts for Short Text Understanding. Data Intelligence, v. 1, n. 3, p. 238–270, 2019.

JIANG, X. Query expansion based on a semantic graph model. In: Proceedings of the 34th international ACM SIGIR conference on Research and development in Information Retrieval, 2011, p. 1315-1316.

JOHNSON, D. W. et al. Effects of cooperative, competitive, and individualistic goal structures on achievement: A meta-analysis. Psychological bulletin, v. 89, n. 1, p. 47, 1981.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. Making cooperative learning work. Theory into practice, v. 38, n. 2, p. 67-73, 1999.

LAHTI, L. ConceptMapWiki – a collaborative framework for agglomerating pedagogical knowledge. In: 2011 IEEE 11th International Conference on Advanced Learning Technologies. IEEE, 2011. p. 163-165.

LAHTI, L. Computer-Assisted Learning Based on Cumulative Vocabularies, Conceptual Networks and Wikipedia Linkage. Aalto University, 2015.

LEUNG, K. W.; FUNG, H. Y.; LEE, D. L. Applications of concept relation network to web search. In: Proceedings of the 1st International Workshop on Linked Web Data Management, 2011a, p. 26-27.

LEUNG, K. W.; FUNG, H. Y.; LEE, D. L. Constructing concept relation network and its application to personalized web search. In: Proceedings of the 14th International Conference on Extending Database Technology, 2011b, p. 413-424.

MAHARJAN, N.; RUS, V. Towards Concept Map Based Free Student Answer Assessment. International Florida Artificial Intelligence Research Society Conference, June, 2019.

MARTINS, T. B. F. et al. Readability formulas applied to textbooks in Brazilian Portuguese. Icmsc-Usp, 1996.

MCINNERNEY, J. M.; ROBERTS, T. S. Collaborative and cooperative Learning. In: Encyclopedia of Distance Learning, 2 Ed. IGI Global, 2009. p. 319-326.

MEYEREWICZ, A. B. O Conceito: concepções, pensamentos e reflexões. Transverso, n. 2, 2011.

NEVADO, R. A. de; MENEZES, C. S. de; JÚNIOR, R. R. M. V. Debate de teses–uma arquitetura pedagógica. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE). 2011

NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis educativa, v. 5, n. 1, p. 9-29, 2010.

NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The origins of the concept mapping tool and the continuing evolution of the tool. Information visualization, v. 5, n. 3, p. 175-184, 2006.

NOVAK, J. D.; MUSONDA, D. A twelve-year longitudinal study of science concept learning. American educational research journal, v. 28, n. 1, p. 117-153, 1991.

OLIVEIRA, M. F. Pressupostos teórico-metodológicos para a elaboração da base lexical de um thesaurus eletrônico. 2002. Dissertação de Mestrado. Araraquara: FCL–UNESP.

PAIVA, F. do N. et al. Um estudo sobre o sentido da palavra" coisa": relações semântico-lexicais e referenciação na interpretação textual. Dissertação de Mestrado, UFPB. 2016.

PERFETTI, C. Reading ability: Lexical quality to comprehension. Scientific studies of reading, v. 11, n. 4, p. 357-383, 2007.

PIAGET, J. Desenvolvimento e aprendizagem. Studying teaching, p. 1-8, 1972.

PIAGET, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

PIAGET, J; BETH, W. E.; MAYS, W. Epistemologia genética e pesquisa psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A Psicologia da Criança. 3 ed. São Paulo: Difel, 1974.

PINTO, L. Significados e contextos: leitura e interpretação na Ciência da Informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 16, n. 3, p. 338–354, 2018.

PRESZLER, R. Cooperative concept mapping: Improving performance in undergraduate biology. Journal of College Science Teaching, v. 33, n. 6, p. 30-35, 2004.

PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – Guia PMBOK. 5a Ed. Pennsylvania: PMI, 2017.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RUIZ-PRIMO, M. A. et al. Comparison of the Reliability and Validity of Scores from Two Concept-Mapping Techniques, v. 38, n. 2, p. 260–278, 2001.

SCHAU, C.; MATTERN, Na. Use of map techniques in teaching applied statistics courses. In: The American Statistician, v. 51, n. 2, p. 171-175, 1997.

SILVA, P. et al. A utilização do computador na educação: aplicando o Technology Acceptance Model (TAM). Biblionline, João Pessoa, v. 8, p. 263-272, 2012.

STANFORD UNIVERSITY. Protégé: A free, open-source ontology editor and framework for building intelligent systems. Disponível em https://protege.stanford.edu. Acesso em 18 ago 2020.

SZUMLANSKI, S.; GOMEZ, F. Automatically acquiring a semantic network of related concepts. In: Proceedings of the 19th ACM international conference on Information and knowledge management, 2010, p. 19-28.

SZUMLANSKI, S.; GOMEZ, F. Evaluating a semantic network automatically constructed from lexical co-occurrence on a word sense disambiguation task. In: Proceedings of the Fifteenth Conference on Computational Natural Language Learning. 2011. p. 190-199.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WIKIPÉDIA. Wikipédia: Desambiguação (2022a) Disponível em [link]. Acesso em 10/10/22.

WIKIPÉDIA. Wikipédia. (2022b) Disponível em [link]. Acesso em 22/08/22.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.

ZAVAGLIA, C. A homonímia no português: tratamento semântico segundo a estrutura qualia de Pustejovsky com vistas a implementações computacionais. ALFA: Revista de Linguística, v. 47, n. 2, 2003.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
GRANDI, Roges Horacio; WIVES, Leandro Krug; GOMES, Raquel Salcedo. Rede Semântica de Mapas Conceituais Vidya Network. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 86-89. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.225489.