Muiraquitã Braille: Uma Proposta de Aplicativo para Aprendizagem e Tradução do Sistema Braille

Resumo


A identificação de caracteres Braille é uma das habilidades fundamentais que professores que possuem alunos com deficiência visual nas suas turmas precisam ter. No entanto, enquanto o número de matrículas de alunos com deficiência aumenta, a taxa de alfabetização em Braille dessa parte da população vem caindo consideravelmente nos últimos anos. Assim, neste trabalho, é apresentado o Muiraquitã Braille, um aplicativo móvel que visa auxiliar na aprendizagem do Sistema Braille e na tradução de textos em Braille para Português.

Palavras-chave: Braille, Aplicativo, Aprendizagem

Referências

Barbosa, L. M. M., da Silva, A. L., and de Souza, M. A. (2019). O Sistema Braille e a formação do professor: o acesso à leitura e a escrita por pessoas cegas. InFor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, 5(1):49–71.

de Sá, E. D., de Campos, I. M., and Silva, M. B. C. (2007). Atendimento educacional especializado: Deficiência Visual. Seesp/Seed/Mec, pages 1–57.

Fundação Dorina (2021). Sobre deficiência visual no Brasil. Disponível em: [link]. Acessado em 05 de julho de 2021.

Rocha, V. H., Silva, D., Boa Vista Maia Bisneto, A., Felipe da Silva, G., and Da Fonseca de Souza, F. (2019). Ensinando a Identificação de Caracteres Braille utilizando Dispositivos Móveis e um Display Braille. Renote, 17(3):82–91.

Rogers, S. (2007). Learning braille and print together — the mainstream issues. British Journal of Visual Impairment, 25(2):120–132.

Tobin, M. J. and Hill, E. W. (2015). Is literacy for blind people under threat? does braille have a future? British Journal of Visual Impairment, 33(3):239–250.

Vygotski, L. S. (1995). Fundamentos da defectologia (Obras completas). Ciudad de La Habana, Cuba: Pueblo y Educación.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
NASCIMENTO, Roberto P.; REIS, Josivan R.; AMORIM, Samuel Oliveira; PRINTES, Marcos; HEIDRICH, Regina; BARONE, Dante Augusto Couto. Muiraquitã Braille: Uma Proposta de Aplicativo para Aprendizagem e Tradução do Sistema Braille. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 93-96. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.225855.