Muiraquitã Braille: Uma Proposta de Aplicativo para Aprendizagem e Tradução do Sistema Braille
Resumo
A identificação de caracteres Braille é uma das habilidades fundamentais que professores que possuem alunos com deficiência visual nas suas turmas precisam ter. No entanto, enquanto o número de matrículas de alunos com deficiência aumenta, a taxa de alfabetização em Braille dessa parte da população vem caindo consideravelmente nos últimos anos. Assim, neste trabalho, é apresentado o Muiraquitã Braille, um aplicativo móvel que visa auxiliar na aprendizagem do Sistema Braille e na tradução de textos em Braille para Português.
Referências
de Sá, E. D., de Campos, I. M., and Silva, M. B. C. (2007). Atendimento educacional especializado: Deficiência Visual. Seesp/Seed/Mec, pages 1–57.
Fundação Dorina (2021). Sobre deficiência visual no Brasil. Disponível em: [link]. Acessado em 05 de julho de 2021.
Rocha, V. H., Silva, D., Boa Vista Maia Bisneto, A., Felipe da Silva, G., and Da Fonseca de Souza, F. (2019). Ensinando a Identificação de Caracteres Braille utilizando Dispositivos Móveis e um Display Braille. Renote, 17(3):82–91.
Rogers, S. (2007). Learning braille and print together — the mainstream issues. British Journal of Visual Impairment, 25(2):120–132.
Tobin, M. J. and Hill, E. W. (2015). Is literacy for blind people under threat? does braille have a future? British Journal of Visual Impairment, 33(3):239–250.
Vygotski, L. S. (1995). Fundamentos da defectologia (Obras completas). Ciudad de La Habana, Cuba: Pueblo y Educación.