Ágora: aplicativo desenvolvido por estudantes da educação pública para auxiliar no desenvolvimento da competência de argumentar

  • Elmara Pereira de Souza Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista
  • Renata Gondim Valença Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Filipe de Jesus Souza Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista

Resumo


Ágora é um jogo de grupo para dispositivos móveis em que os jogadores, chamados de conselheiros, gerenciam uma cidade, tomando decisões coletivas frente à diversas situações-problema apresentadas. A proposta é que os estudantes da educação básica, em especial, do ensino médio, através de enunciados concretos, exercitem a argumentação e sejam incentivados a expor, defender os seus pontos de vista e tomar decisões coletivamente com base na ética e no respeito ao outro. O Ágora pode contribuir no processo de aprendizagem de estudantes de escolas públicas de ensino médio, além de levar para a sala de aula um recurso divertido, um jogo que simula o gerenciamento de uma cidade e proporciona discussões e defesas de pontos de vista sobre diversos temas atuais.
Palavras-chave: Jogo Digital, Argumentação, Debate, BNCC
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Elmara Pereira de; VALENÇA, Renata Gondim; SOUZA, Filipe de Jesus. Ágora: aplicativo desenvolvido por estudantes da educação pública para auxiliar no desenvolvimento da competência de argumentar. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 97-100. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.225857.