Blockly-DS: Programação em Blocos para o ensino de Ciência de Dados

Resumo


O interesse pela ciência de dados vêm crescendo nos últimos anos em todas as áreas, sejam STEM ou não-STEM. Alunos não-STEM muitas vezes apresentam dificuldades em programação, mas tem facilidade na absorção ao se utilizar ferramentas visuais. Assim, para este grupo específico utilizar ferramentas vêm se demonstrando essencial para o ensino de ciência de dados. Existem diversas ferramentas que estão sendo propostas. Porém todas apresentam algum tipo de limitação. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma nova ferramenta, chamada de Blockly-DS, capaz de auxiliar no ensino de ciência de dados para o público não-STEM. A ferramenta Blockly-DS é um protótipo que está em fase de testes em duas instituições brasileiras, no IBMEC, voltado a alunos de graduação, e na Lumturo, cursinho pré-vestibular

Palavras-chave: data science, programação em blocos, não-stem

Referências

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Publicado
16/11/2022
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BARBOZA, Luiz; FERREIRA MELLO, Rafael; TEIXEIRA, Erico. Blockly-DS: Programação em Blocos para o ensino de Ciência de Dados. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 113-116. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226264.