Jogo digital educacional Pensar e Lavar

Resumo


O jogo Pensar e Lavar (PeL) foi criado com o intuito de promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) para crianças neurotípicas e com Deficiência Intelectual (DI). Para isso, tem como temática o processo de lavagem de roupa em que os pilares do PC são requeridos para execução das tarefas. O desenvolvimento e avaliação do jogo foi apoiado por pesquisas sistemáticas e por um grupo de especialistas em Educação, Atendimento Educacional Especializado e AEE. Por fim, o PeL passou por diversas etapas de avaliação, inclusive com o seu público-alvo. Nessa avaliação, constatou-se que o jogo é acessível para as crianças neurotípicas e com DI.

Palavras-chave: Pensamento computacional, jogo digital educacional, deficiência intelectual
Publicado
16/11/2022
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DUTRA, Taynara Cerigueli; GASPARINI, Isabela; MASCHIO, Eleandro. Jogo digital educacional Pensar e Lavar. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 117-120. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226338.