Beto, o simulador de memória cache
Resumo
Os procedimentos realizados pelos computadores envolvendo software e hardware e estudados em disciplinas de Arquitetura e Organização de Computadores (AOC) são abstratos. Pensando nisso, foi desenvolvido um simulador de memória cache chamado Beto, nome em homenagem a Robert Dennard, considerado o pai da memória RAM de estado sólido como conhecemos atualmente. Nele são abordados de forma interativa conteúdos como conversão de bases numéricas, hierarquia e endereçamento de memória, memória virtual, algoritmos de substituição de dados e políticas de escrita na memória principal. A interface do Beto exibe os dados referentes ao endereço na memória cache de maneira completa e a animação permite visualizar cada uma das etapas do algoritmo para o endereçamento. O usuário ainda possui controle e liberdade para configurar o ambiente. Beto está disponível em https://simuladorcache.leandrogabriel.net e há um vídeo demonstrativo disponível em https://youtu.be/nYRIQZseuRc. Espera-se que a ferramenta ajude os usuários a entenderem melhor o conceito de hierarquia de memória e, especialmente, o funcionamento da transferência de dados entre memória principal e memória cache.
Referências
Brais, H., Kalayappan, R., & Panda, P. R. (2020). A survey of cache simulators. ACM Computing Surveys (CSUR), 53(1), 1-32.
Lima, D. P., & Moreano, N. (2021, July). ECS e EMCS: Simuladores de Caches para o Apoio Pedagógico no Ensino de Arquitetura de Computadores. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (pp. 308-317). SBC.
Paramita, A., & Smitha, K. G. (2017, June). PARACACHE: Educational Simulator for Cache and Virtual Memory. In 2017 International Symposium on Educational Technology (ISET) (pp. 234-238). IEEE.