Projeto Saturno: jogo sério para a motivação e aprendizagem sobre História do Brasil
Resumo
Este trabalho apresenta o jogo sério "Projeto Saturno", desenvolvido com o uso da metodologia AIMED, que tem como objetivo a motivação e aprendizado de momentos da História do Brasil, com ênfase nos períodos iniciais do Brasil República, principalmente Era Vargas. O jogo busca divertir, ensinar e motivar adolescentes no estudo da História brasileira, tornando-o uma experiência prazerosa na qual eles são os protagonistas.
Referências
J. Moran, Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora. Disponível: [link]. Acesso: ago. 2021.
L. Bacich and J. Moran, Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018.
V. P. Silva, et. al., "O Baú de Ashanti: uma proposta de software educacional para o ensino e conscientização de questões étnico-raciais e de gênero", in: Workshop do CBIE, 2017, p. 376-383.
R. M. Müller, G. D. Cavalcante and L. A. Santos, "Laguna: Aprendendo sobre a Guerra do Paraguai com jogo educativo", in: Workshop de Informática na Educação, 2009, p. 256-263.
M. Waddell, "Case History: Where in the World is Carmen Sandiego? A Mystery Exploration Game”, 2019.
T. Ilhéu, "Quais os assuntos mais cobrados de História no Enem", 2019, Disponível: [link]. Acesso: jan. 2021.
C. F. M. Toledo, et al., “A abordagem construtivista no desenvolvimento de um serious game do gênero escape room”, in: XVII SBGames, 2018, p. 1011-1018.
R. V. Rocha, et al., “AIMED: Agile, Integrative and Open Method for Open Educational Resources Development.” in IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2017, p. 163-167.