Projeto Saturno: jogo sério para a motivação e aprendizagem sobre História do Brasil

Resumo


Este trabalho apresenta o jogo sério "Projeto Saturno", desenvolvido com o uso da metodologia AIMED, que tem como objetivo a motivação e aprendizado de momentos da História do Brasil, com ênfase nos períodos iniciais do Brasil República, principalmente Era Vargas. O jogo busca divertir, ensinar e motivar adolescentes no estudo da História brasileira, tornando-o uma experiência prazerosa na qual eles são os protagonistas.

Palavras-chave: Jogos Sérios, História do Brasil, Tecnologia Educacional

Referências

J. Mattar, Games em Educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

J. Moran, Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora. Disponível: [link]. Acesso: ago. 2021.

L. Bacich and J. Moran, Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018.

V. P. Silva, et. al., "O Baú de Ashanti: uma proposta de software educacional para o ensino e conscientização de questões étnico-raciais e de gênero", in: Workshop do CBIE, 2017, p. 376-383.

R. M. Müller, G. D. Cavalcante and L. A. Santos, "Laguna: Aprendendo sobre a Guerra do Paraguai com jogo educativo", in: Workshop de Informática na Educação, 2009, p. 256-263.

M. Waddell, "Case History: Where in the World is Carmen Sandiego? A Mystery Exploration Game”, 2019.

T. Ilhéu, "Quais os assuntos mais cobrados de História no Enem", 2019, Disponível: [link]. Acesso: jan. 2021.

C. F. M. Toledo, et al., “A abordagem construtivista no desenvolvimento de um serious game do gênero escape room”, in: XVII SBGames, 2018, p. 1011-1018.

R. V. Rocha, et al., “AIMED: Agile, Integrative and Open Method for Open Educational Resources Development.” in IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2017, p. 163-167.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
PESSOA, Júlia Oliveira; ROCHA, Rafaela Vilela da. Projeto Saturno: jogo sério para a motivação e aprendizagem sobre História do Brasil. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 124-127. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226403.