Quizle: jogo mobile e plataforma web para criação de quizzes e visualização de relatórios
Resumo
Jogos educacionais do tipo quiz podem engajar seus jogadores em iniciativas de intervenção do poder público, como as relacionadas à saúde ou prevenção de acidentes. Entretanto, soluções existentes possuem ao menos uma restrição: são pouco interativas e engajadoras, não são acessíveis a pessoas com deficiência, não são simples para o educador criar seus próprios quizzes, não permitem acesso a dados de desempenho dos jogadores ou são pagas. Este artigo temo objetivo de apresentar o protótipo Quizle, um jogo mobile e uma plataforma web para criação de quizzes e visualização de resultados, que contorna essas restrições. Espera-se usá-lo com sucesso em campanhas em vários municípios paulistas e em parcerias que estão sendo estabelecidas.
Referências
Mayer, W. J. S. (2005).Mayer, W.J.S. (2005). Projeto bombeiro na escola "educação preventiva". Monografia (Especialização em Planejamento e Controle em Segurança Pública) - Departamento de Contabilidade, UFPR.
Brito, A. K. A.; Silva, F. I. C. D.; França, N. M. D. (2012). Programas de intervenção nas escolas brasileiras: uma contribuição da escola para a educação em saúde. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 36, n. 95, p. 624-632
Martins, C.; Macedo, R. T.; Silveira, S. R. (2021). Quiz Educ: Ferramenta para Construção de Quiz Educacional. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJET, v.14, n.1, p.106-126
Macedo Silva, M. C. T. (2021). Estratégias educacionais no ensino técnico em enfermagem durante a pandemia por COVID- 19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(64), p. 5748–5757.
Salas, E.; Rosen, M. A.; Held, J. D.; Weissmuller, J. J. (2009). Performance measurement in simulation-based training: a review and best practices. Simulation & Gaming, 40(3), p. 328–376.
Vargas, D.; Ahlert, E. M. (2017). O Processo de Aprendizagem e Avaliação através de Quiz. Artigo (Especialização) – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado
Oliveira, W.; Joaquim, S. and Isotani, S. (2020). Avaliação de Jogos Educacionais: desafios, oportunidades e direcionamento de pesquisa. XIX Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital (SBGames), p. 775-778.
Nagowah, L., Nagowah, S. (2009). A Reflection on the Dominant Learning Theories: Behaviourism, Cognitivism and Constructivism. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research (IJLTER), 16(2), p. 279-285.
Barros, V. R. M, et al. (2021). Implementação da visualização de relatórios para análise do desempenho dos jogadores em jogos sérios do tipo quiz. Workshop de Games na Graduação do SBGames, p 1-4.
Oliveira, R .N. R.; Belarmino, G. D.; Minholi, F.; Rocha, R. V; Goya, D. H. (2022). Pro-AvaliaJS: Protocolo para planejamento e execução da avaliação da reação e aprendizagem remota de jogos sérios. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 1-10.
Bürger, C. A. C. Ghisleni, T. S. (2019). Educação e jogos: análise educomunicativa sobre a implementação de jogos em ambientes de ensino. Research, Society and Development, vol. 8(4), p. 1-14.
Rocha, R. V.; Goya, D. H.; Rodriguez, C. L. (2021). Game Quizle e Projeto Ecoleish: pesquisa, desenvolvimento e extensão. PesquisABC, 31, p. 25-29.