Um framework para a aprendizagem de habilidades de programação e habilidades do século XXI

Resumo


No ensino superior, os cursos de programação podem provocar frustração para os estudantes. A programação é considerada uma nova alfabetização, o Letramento Computacional, sendo o Pensamento Computacional (PC) o processo subjacente que possibilita tal letramento. O PC propõe um equilíbrio entre as habilidades de programação e as habilidades do século XXI. Os estudantes necessitam de tais habilidades para responder às atuais mudanças sociais, a chamada Educação 4.0. Nesse contexto, define-se como questão de pesquisa para este projeto: Como fomentar as habilidades de programação introdutórias e as habilidades do século XXI dos estudantes dos cursos superiores de Computação? A ideia central do projeto é estabelecer um framework para orientar os professores de programação introdutória do ensino superior no desenvolvimento de experiências de ensino e aprendizagem em Pensamento Computacional. Pretende-se, com isso, apoiar o desenvolvimento das habilidades de programação introdutórias, além de fomentar habilidades do século XXI dos estudantes.
Palavras-chave: Educação 4.0, Habilidades do Século XXI, Pensamento Computacional, Programação Introdutória

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Publicado
16/11/2022
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OLIVEIRA, Katyeudo Karlos de S.; PONTUAL FALCÃO, Taciana; BARBOSA, Ellen Francine. Um framework para a aprendizagem de habilidades de programação e habilidades do século XXI. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 138-143. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226726.