Aplicação de reconhecimento de entidades nomeadas para análise automática de textos narrativos em produções textuais do ensino fundamental

Resumo


A produção de texto é uma tarefa imprescindível para os estudantes do Ensino Fundamental (EF). O texto narrativo é abordado nessa etapa de ensino. Os professores, na correção dos textos, precisam identificar manualmente os elementos dos textos narrativos, o que pode gerar uma sobrecarga e dificultar um feedback personalizado. Prover a identificação automática dos elementos do texto narrativo, no idioma português do Brasil, é um desafio na área de reconhecimento de entidades nomeadas, bem como apoiar os docentes, por meio de um dashboard, a acompanharem individualmente as dificuldades dos alunos. O objetivo da pesquisa é desenvolver uma ferramenta para apoiar os professores na correção das produções textuais de estudantes do EF.

Palavras-chave: Processamento de linguagem natural, reconhecimento de entidades nomeadas, análise automática de textos, ensino fundamental

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Publicado
16/11/2022
SOUSA, Erverson Bruno Gomes de; FERREIRA MELLO, Rafael. Aplicação de reconhecimento de entidades nomeadas para análise automática de textos narrativos em produções textuais do ensino fundamental. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 150-155. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226747.