A Criação de Atividades com Histórias em Quadrinhos no Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

Resumo


Tendo em vista a dinâmica do seu significado, o protagonismo do indivíduo, a importância da sua emancipação, o contemporâneo ambiente de ensino pouco atrativo e, neste âmbito, a relevância das habilidades do Pensamento Computacional (PC), apresenta-se uma tese com o propósito de criar um método baseado em atividades com Histórias em Quadrinhos (HQs) no desenvolvimento das habilidades do PC no ensino fundamental, elaborando, experimentando e criando evidências da aplicação de tal artefato. Com a abordagem do Design Science Research (DSR), acredita-se que o artefato, através da ludicidade, seja eficaz e, assim, contribua para os interesses da área de informática na educação.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, História em Quadrinhos

Referências

Albuquerque, A. F. L. L. (2015). Tecnologia Educativa para Promoção do Autocuidado da Saúde Sexual e Reprodutiva de Mulheres Estomizadas: Estudo de Validação.

Antonio, N. P. de, Fornazin, M., Araujo, R. M. de and Santos, R. P. dos (2019). Metodologia de Pesquisa - Estudo de Caso Interpretativo em Sistemas de Informação. In:

BRASIL (1988). Constituição - Compilado. [link], [accessed on Jun 8].

BRASIL, M. da E. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação.

BRASIL, M. da E. (2018). BNCC - Base Nacional Comum Curricular. . MEC - Ministério da Educação e Cultura. http://basenacionalcomum.mec.gov.br, [accessed on Dec 20].

Carvalho, J. O. F. de (dec 2003). O papel da interação humano-computador na inclusão digital. Transinformação, v. 15, p. 75–89.

Cavalcante, W. de O., Novais, A. de L. F. and Ferreira, F. C. L. (2019). Abordagem lúdica das questões de física: história em quadrinhos sobre cinemática. Scientia Plena, v. 15, n. 7.

CIEB (2018). Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. http://curriculo.cieb.net.br, [accessed on Jun 10].

Cortella, M. S. (2017). A escola e o conhecimento: Fundamentos epistemológicos e políticos. Cortez Editora.

Coutinho, C. P. and Lisbôa, E. S. (oct 2011). Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI.

Feitoza, M. S., Nicoletti, L. P. and Cardoso, V. D. (8 apr 2022). Educação Física adaptada em quadrinhos: um relato de experiência. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 23, n. 1, p. 53–64.

Ferreira, A. S. (2017). “Iniciação sexual: Já estou pronto/a para iniciar minha vida sexual?” - validação de um recurso didático para a promoção da saúde sexual e reprodutiva.

Freire, P. (1970). Pedagogia do Oprimido. 17a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Hevner, A. and Chatterjee, S. (2010). Design research in information systems theory and practice. Springer.

Huizinga, J. (2000). Homo Ludens. Perspectiva.

Leite, B. S. (2017). Histórias em quadrinhos e ensino de química: propostas de licenciandos para uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1.

Lin, S.-Y., Chien, S.-Y., Hsiao, C.-L., Hsia, C.-H. and Chao, K.-M. (1 nov 2020). Enhancing Computational Thinking Capability of Preschool Children by Game-based Smart Toys. Electronic Commerce Research and Applications, v. 44.

Maia, D. L., Castro Filho, C. F. and Maia, R. S. (2020). Estudo de Caso como método de pesquisa em Informática na Educação.

Nunes, M. A. S. N., Santos, C. G. dos, Silva, L. A. S. and Brito, A. S. B. (2020). Os quatro pilares do Pensamento Computacional. Almanaque para popularização da Ciência da Computação, 7. p. 40.

Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M. A. and Chatterjee, S. (2007). A design science research methodology for information systems research. Journal of management information systems, v. 24, n. 3, p. 45–77.

Pimentel, M., Filippo, D. and Santoro, F. M. (2020). Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa, v. 1, p. 29.

Pimentel, M., Filippo, D. and Santos, T. M. (2020). Design Science Research: pesquisa científica atrelada ao design de artefatos. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 3, n. 1, p. 37–61.

Quella-Guyot, D.-A. (1994). História em quadrinhos. São Paulo: Unimarco Editora.

Romero, M., Lepage, A. and Lille, B. (2017). Computational thinking development through creative programming in higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 14, n. 1, p. 42.

Santos, C. G. dos (2019). Estratégias para implantação e avaliação de um método educacional desplugado com histórias em quadrinhos para o ensino e aprendizagem associados ao desenvolvimento do pensamento computacional com alunos do ensino fundamental.

Santos, T. C. dos and Pereira, E. G. C. (2013). Histórias em quadrinhos como recurso pedagógico. Revista Práxis, v. 5, n. 9.

Santos, S., Roberto Elísio dos (2003). A história em quadrinhos na sala de aula. Congresso Anual da Intercom / Núcleo de Pesquisa - Comunicação Educativa,

SBC (2017). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. [link], [accessed on Jun 9].

Silva, A. G. da and Nicolau, R. B. F. (2017). Tiras em quadrinhos: um objeto de ensino e aprendizagem da oralidade presente na linguagem escrita | Temática. Revista Temática, v. 13, n. 4.

Silva, E. A. da and Delgado, O. C. (2018). O processo de ensino-aprendizagem e a prática docente: Reflexões. Revista Espaço Acadêmico, v. 8, n. 2, p. 40–52.

Testoni, L. A. and Abib, M. L. V. dos S. (2004). Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Física: uma proposta para o ensino sobre inércia. IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Jaboticatubas/MG,

Vaishnavi, V. and Kuechler, W. (2015). Design Science Research Methods and Patterns: Innovating Information and Communication Technology, CRC Press. New York,

Y Comunicaciones, E.-E. (1997). Manual de Comunicação: como usar os meios de comunicação em grupos. São Leopoldo: Sinodal.
Publicado
16/11/2022
LIMA, Antonio Alexandre; PIMENTEL, Mariano; S. N. NUNES, Maria Augusta. A Criação de Atividades com Histórias em Quadrinhos no Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 156-161. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226751.