A Criação de Atividades com Histórias em Quadrinhos no Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

Resumo


Tendo em vista a dinâmica do seu significado, o protagonismo do indivíduo, a importância da sua emancipação, o contemporâneo ambiente de ensino pouco atrativo e, neste âmbito, a relevância das habilidades do Pensamento Computacional (PC), apresenta-se uma tese com o propósito de criar um método baseado em atividades com Histórias em Quadrinhos (HQs) no desenvolvimento das habilidades do PC no ensino fundamental, elaborando, experimentando e criando evidências da aplicação de tal artefato. Com a abordagem do Design Science Research (DSR), acredita-se que o artefato, através da ludicidade, seja eficaz e, assim, contribua para os interesses da área de informática na educação.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, História em Quadrinhos

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Publicado
16/11/2022
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LIMA, Antonio Alexandre; PIMENTEL, Mariano; S. N. NUNES, Maria Augusta. A Criação de Atividades com Histórias em Quadrinhos no Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 156-161. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226751.