Comunidades de Prática em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o Desenvolvimento de Habilidades da Educação 4.0
Resumo
Neste estudo, busca-se debater o fomento ao aspecto social da aprendizagem a partir das comunidades de prática, que entendem o processo educacional e o ganho de aprendizagem com base na interação social entre pessoas. São propostos recursos e requisitos com base em comunidades de prática para um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de duas ferramentas computacionais para a aplicação e avaliação destes requisitos e recursos. Busca-se compreender o impacto do desenvolvimento de comunidades de prática em AVAs para potencializar a colaboração e a interação entre estudantes no processo formal de ensino.
Palavras-chave:
comunidades de prática, ambiente virtual de aprendizagem, ambiente colaborativo
Referências
Ciolacu, M. I. e Svasta, P. (2021). Education 4.0: Ai empowers smart blended learning process with biofeedback. Em 2021 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), páginas 1443–1448. IEEE.
de Oliveira, L. C., Guerino, G. C., de Oliveira, L. C., e Pimentel, A. R. (2022). Information and Communication Technologies in Education 4.0 Paradigm: a Systematic Mapping Study. Informatics in Education.
Filatro, A. e Piconez, S. C. B. (2012). Evolução dos sistemas para educação a distância. Editora UFMT, página 59.
Führ, R. C. e Haubenthal, W. R. (2018). Educação 4.0 e seus impactos no século xxi. Educação no Século XXI-Volume, 36:61.
Keser, H. e Semerci, A. (2019). Technology trends, education 4.0 and beyond. Contemporary Educational Researches Journal, 9(3):39–49.
Lave, J. e Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge university press.
Lin, Y. e Beyerlein, M. M. (2006). Communities of practice: A critical perspective on collaboration. Em Innovation through collaboration. Emerald Group Publishing Limited.
Oliveira, K. K. d. S. e de Souza, R. A. C. (2020). Habilitadores da transformação digital em direção à educação 4.0. RENOTE, 18(1).
On-At, S., Canut, M.-F., Péninou, A., Srisombat, K. e Sèdes, F. (2019). Toward egocentric network-based learner profiling in adaptive e-learning systems: A concept paper. Em Proceedings of the 2019 7th International Conference on Information and Education Technology, páginas 14–19.
Puncreobutr, V. (2016). Education 4.0: New challenge of learning. St. Theresa Journal of Humanities and Social Sciences, 2(2).
Reis, J. S. d. M., Ferreira Costa, A. C., Espuny, M., Batista, W. J., Francisco, F. E., Gonçalves, G. S., Tasinaffo, P. M., Vieira Dias, L. A., Cunha, A. M. d. e Oliveira, O. J. d. (2020). Education 4.0: gaps research between school formation and technological development. Em 17th International Conference on Information Technology–New Generations (ITNG 2020), páginas 415–420. Springer.
Rogers, Y., Sharp, H. e Preece, J. (2013). Design de interação. Bookman Editora.
Wenger, E. (1999). Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge university press.
Wenger, E., Trayner, B. e De Laat, M. (2011). Promoting and assessing value creation in communities and networks: A conceptual framework.
de Oliveira, L. C., Guerino, G. C., de Oliveira, L. C., e Pimentel, A. R. (2022). Information and Communication Technologies in Education 4.0 Paradigm: a Systematic Mapping Study. Informatics in Education.
Filatro, A. e Piconez, S. C. B. (2012). Evolução dos sistemas para educação a distância. Editora UFMT, página 59.
Führ, R. C. e Haubenthal, W. R. (2018). Educação 4.0 e seus impactos no século xxi. Educação no Século XXI-Volume, 36:61.
Keser, H. e Semerci, A. (2019). Technology trends, education 4.0 and beyond. Contemporary Educational Researches Journal, 9(3):39–49.
Lave, J. e Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge university press.
Lin, Y. e Beyerlein, M. M. (2006). Communities of practice: A critical perspective on collaboration. Em Innovation through collaboration. Emerald Group Publishing Limited.
Oliveira, K. K. d. S. e de Souza, R. A. C. (2020). Habilitadores da transformação digital em direção à educação 4.0. RENOTE, 18(1).
On-At, S., Canut, M.-F., Péninou, A., Srisombat, K. e Sèdes, F. (2019). Toward egocentric network-based learner profiling in adaptive e-learning systems: A concept paper. Em Proceedings of the 2019 7th International Conference on Information and Education Technology, páginas 14–19.
Puncreobutr, V. (2016). Education 4.0: New challenge of learning. St. Theresa Journal of Humanities and Social Sciences, 2(2).
Reis, J. S. d. M., Ferreira Costa, A. C., Espuny, M., Batista, W. J., Francisco, F. E., Gonçalves, G. S., Tasinaffo, P. M., Vieira Dias, L. A., Cunha, A. M. d. e Oliveira, O. J. d. (2020). Education 4.0: gaps research between school formation and technological development. Em 17th International Conference on Information Technology–New Generations (ITNG 2020), páginas 415–420. Springer.
Rogers, Y., Sharp, H. e Preece, J. (2013). Design de interação. Bookman Editora.
Wenger, E. (1999). Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge university press.
Wenger, E., Trayner, B. e De Laat, M. (2011). Promoting and assessing value creation in communities and networks: A conceptual framework.
Publicado
16/11/2022
Como Citar
DE OLIVEIRA, Leonam Cordeiro; PIMENTEL, Andrey Ricardo; SILVA, Rogério Ferreira da.
Comunidades de Prática em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o Desenvolvimento de Habilidades da Educação 4.0. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 162-167.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.227166.