CaFE-TaMTIn: uma abordagem para o desenvolvimento e capacitação de funções executivas utilizando um sistema de interface tangível multi-representacional com aspectos de sistema tutor inteligente

Resumo


As funções executivas possuem papel importante na vida das pessoas, inclusive na vida escolar, pois permitem aos alunos, por exemplo, evitar distrações. Ferramentas tecnológicas podem ser usadas no estímulo das funções executivas, como as interfaces tangíveis. Combinar interfaces tangíveis com outras formas de representação pode gerar sistemas multi-representacionais. Porém, deve haver suporte aos alunos, o que pode ser feito por meio de tutores inteligentes. Este trabalho apresenta a proposta de desenvolvimento da abordagem CaFE-TaMTIn, que visa permitir o desenvolvimento de sistemas de interface tangível multi-representacionais dotados de técnicas de sistemas tutores inteligentes para a capacitação de funções executivas.
Palavras-chave: memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, inibição, sistemas tutores inteligentes

Referências

Ainsworth, S. (2006). Deft: A conceptual framework for considering learning with multiple representations. Learning and Instruction, 16(3):183–198.

Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2016). Funções executivas e desenvolvimento infantil: habilidades necessárias para a autonomia: estudo III. Série Estudos do Comitê Científico - NCPI. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal - FMCSV, São Paulo, first edition. Redação Joana Simões de Melo Costa... [et al.].

Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual Review of Psychology, 64(1):135–168.

Fitó, A. S. (2012). Por que é Tão Difícil Aprender?: o Que São e Como Lidar Com os Transtornos de Aprendizagem. Coleção psicologia, família e esola. Paulinas, São Paulo.

Fonseca, V. d. (2014). Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, 31:236–253.

González-González, C. S., Guzmán-Franco, M. D., and Infante-Moro, A. (2019). Tangible technologies for childhood education: A systematic review. Sustainability, 11(10).

Gottardo, E. and Pimentel, A. (2018). Reconhecimento e adaptação à dinâmica de estados afetivos relacionados à aprendizagem. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1):1223.

Herbert, S. (2008). Where is the rate in the rule? Australian Senior Mathematics Journal, 22(2):28––36.

Ke, F. and Clark, K. M. (2020). Game-based multimodal representations and mathematical problem solving. International Journal of Science and Mathematics Education, 18(1):103–122.

Krause, K., Hounsell, M., and Gasparini, I. (2020). Um modelo para inter-relação entre funções executivas e elementos de jogos digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28(0):596–625.

Krause, K. K. G. (2020). Jogos Digitais e Funções Executivas: funções executivas. Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville, 2 edition. Produto Educacional.

Leite, M., Pimentel, A., and Pietruchinski, M. (2012). Remediação de erros baseada em múltiplas representações externas e classificação de erros aplicada a objetos de aprendizagem inteligentes. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 23(1).

Loures, D. A. M., Brandão, P. M. F., da Silva Vieira, A. M., and Silva, M. A. (2020). Funções executivas e as novas tecnologias digitais: Parceria de sucesso em prol da aprendizagem. Humanidades & Inovação, 7(5):264–271.

Miyake, A., Friedman, N. P., Emerson, M. J., Witzki, A. H., Howerter, A., and Wager, T. D. (2000). The unity and diversity of executive functions and their contributions to complex “frontal lobe” tasks: A latent variable analysis. Cognitive Psychology, 41(1):49–100.

Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M. A., and Chatterjee, S. (2007). A design science research methodology for information systems research. Journal of Management Information Systems, 24(3):45–77.

Price, S., Sheridan, J. G., Falcao, T. P., and Roussos, G. (2008). Towards a framework for investigating tangible environments for learning. International Journal of Arts and Technology, 1(3/4):351–368.

Rau, M. A., Aleven, V., and Rummel, N. (2013). How to use multiple graphical representations to support conceptual learning? research-based principles in the fractions tutor. In Lane, H. C., Yacef, K., Mostow, J., and Pavlik, P., editors, Artificial Intelligence in Education, pages 762–765. Springer Berlin Heidelberg.

Rau, M. A., Zahn, M., Misback, E., and Burstyn, J. (2019). Adaptive support for representation skills in a chemistry ITS is more effective than static support. In Isotani, S., Millán, E., Ogan, A., Hastings, P., McLaren, B., and Luckin, R., editors, Artificial Intelligence in Education, pages 432–444, Cham. Springer International Publishing.

Schneider, B., Jermann, P., Zufferey, G., and Dillenbourg, P. (2011). Benefits of a tangible interface for collaborative learning and interaction. IEEE Transactions on Learning Technologies, 4(3):222–232.

Schwonke, R., Ertelt, A., and Renkl, A. (2008). Fostering the translation between external representations: Does it enhance learning with an intelligent tutoring program? In Zumbach, J., Schwartz, N., Seufert, T., and Kester, L., editors, Beyond Knowledge: The Legacy of Competence, pages 117–119, Dordrecht. Springer Netherlands.

Sharlin, E., Watson, B., Kitamura, Y., Kishino, F., and Itoh, Y. (2004). On tangible user interfaces, humans and spatiality. Personal Ubiquitous Comput., 8(5):338––346.

Wu, H. and Puntambekar, S. (2012). Pedagogical affordances of multiple external representations in scientific processes. Journal of Science Education and Technology, 21(6):754–767.

Young, A. R., Gurm, M. K., and O’Donnell, K. A. (2017). Assessing executive functions in young children. In Hoskyn, M. J., Iarocci, G., and Young, A. R., editors, Executive Functions in Children’s Everyday Lives: A Handbook for Professionals in Applied Psychology, chapter 3, pages 21–37. Oxford University Press, New York.

Zuckerman, O., Arida, S., and Resnick, M. (2005). Extending Tangible Interfaces for Education: Digital Montessori-Inspired Manipulatives, page 859–868. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SANTIAGO JUNIOR, Robertino Mendes; PIMENTEL, Andrey Ricardo. CaFE-TaMTIn: uma abordagem para o desenvolvimento e capacitação de funções executivas utilizando um sistema de interface tangível multi-representacional com aspectos de sistema tutor inteligente. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 168-173. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.227182.